Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65263

Comparte esta pagina

Título : Abordagem colaborativa na criação de ilustrações para capas de livros de autores dentro do espectro autista.
Autor : COSTA, Ravy Franca
Palabras clave : Design colaborativo; Espectro autista; Ilustração; Educação
Fecha de publicación : 11-ago-2025
Citación : Costa, Ravy França. Abordagem colaborativa na criação de ilustrações para capas de livros de autores dentro do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo desenvolver ilustrações para capas de livros em colaboração com os próprios autores, que são adolescentes dentro do espectro autista, estudantes do ensino fundamental no município de Jacobina. Para alcançar esse objetivo, busca-se tornar os autores participantes também do processo criativo, garantindo que não seja apenas uma intervenção exterior e arbitrária nas produções deles. Com base na compreensão de que, mais do que representar visualmente essas obras, é essencial construir um processo criativo conjunto, que valorize o protagonismo dos autores e reconheça a neurodivergência como uma característica que influencia formas distintas de expressão, comunicação e imaginação. Nesse contexto, adota-se a abordagem do Design Colaborativo de modo a dialogar com indivíduos que estão distantes da atividade do design editorial, inserindo-os como sujeitos ativos desse processo e atribuindo ao designer o papel de facilitador, ao promover a autonomia, acessibilidade e protagonismo dos autores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65263
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC RAVY FRANÇA COSTA.pdf54,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons