Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65268

Compartilhe esta página

Título: Práticas de Gestão da Informação no Instagram com foco no engajamento
Autor(es): ARAUJO, Maria Eloiza Pereira de
Palavras-chave: gestão da informação; engajamento; instagram; mídias sociais; redes sociais digitais
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: ARAUJO,Maria Eloiza Pereira de. Práticas de Gestão da Informação no Instagram com foco no engajamento. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A pesquisa partiu das premissas de que a relevância das mídias sociais no cenário contemporâneo exige mais do que a simples presença online e que certas aplicações sistemáticas de princípios da Gestão e da Ciência da Informação podem transformar a comunicação digital em interações autênticas e sustentáveis. Teve como objetivo explorar as práticas de gestão da informação para o engajamento no Instagram. Caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Realizou a coleta de dados na Base de Dados em Ciência da Informação, entre os anos de 2024 e 2025, bem como aplicou critérios de recuperação da informação por meio de termos indexadores. O levantamento resultou numa amostra ampla de 11 artigos científicos e foi analisada uma amostra reduzida de 5 artigos científicos. Identificou na análise que o engajamento no Instagram é resultado de um modelo estratégico dual. Por um lado, a construção de uma base de valor através da curadoria de conteúdo, transparência e padronização da comunicação, que estabelece confiança com o público. Por outro, a dinamização dessa base por meio de uma gestão proativa e orientada por dados, utilizando métricas da plataforma para analisar o desempenho, compreender a audiência e refinar continuamente as ações. Concluiu que o engajamento no Instagram não é um resultado eventual, mas uma consequência gerenciável da aplicação de práticas de gestão de informações que permitem evoluir de uma atuação reativa para um planejamento estratégico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65268
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MariaEloizaPereiradeAraujo.pdf497,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons