Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65290

Compartilhe esta página

Título: A Influência da Natação no Desenvolvimento Motor Infantil: Uma Revisão Integrativa de Literatura
Autor(es): Carvalho, Isabela Vasconcelos de
Palavras-chave: Natação; Desenvolvimento Motor; Infantil; Influência
Data do documento: 30-Jul-2025
Citação: CARVALHO, Isabela. A Influência da Natação no Desenvolvimento Motor Infantil: Uma Revisão Integrativa de Literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Introdução: A natação é reconhecida por seus múltiplos benefícios à saúde e à qualidade de vida, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento motor infantil, que envolve a aquisição e aprimoramento de habilidades físicas essenciais para um crescimento saudável. Objetivo: Investigar como a prática da natação contribui para o desenvolvimento motor infantil. Metodologia: Este estudo empregou uma revisão integrativa de literatura, de natureza qualitativa. As buscas foram realizadas nas bases de dados Google Acadêmico, SciELO, PubMed e Periódicos CAPES, utilizando os descritores "natação", "desenvolvimento motor", “infantil” e "influência". Foram incluídos artigos completos, em português e/ou inglês, publicados entre 2015 e 2025, focados na influência da natação sobre o desenvolvimento motor. Resultados: A análise de dez artigos demonstrou consistentemente que a natação promove um impacto positivo e multifacetado no desenvolvimento motor global das crianças. Observou-se o aprimoramento de habilidades fundamentais e específicas, além de benefícios psicomotores e cognitivos. Considerações finais: Esta revisão integrativa confirma a natação como uma prática eficaz no desenvolvimento motor infantil, com benefícios também nos aspectos psicomotores, afetivos e cognitivos. O ambiente aquático, aliado a intervenções precoces e lúdicas, potencializa esses ganhos. Apesar das limitações metodológicas dos estudos analisados, destaca-se a relevância pedagógica da natação na Educação Física. Sugere-se que futuras pesquisas adotem delineamentos longitudinais e explorem diferentes abordagens e populações para ampliar o entendimento sobre sua efetividade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65290
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabela Vasconcelos de Carvalho Licenciatura - TCC.pdf850,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons