Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65344

Compartilhe esta página

Título: Os processos de profissionalização do pedagogo em atuação: reflexões sobre a profissionalidade, o profissionalismo e o profissionismo.
Autor(es): COSTA, Avya Nascimento Alves
Palavras-chave: Profissionalização Docente; Pedagogo; Profissionalidade; Profissionalismo; Profissionismo
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: COSTA, Ávya Nascimento Alves. Os processos de profissionalização do pedagogo em atuação: reflexões sobre a profissionalidade, o profissionalismo e o profissionismo. 2025. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Esta pesquisa buscou analisar os processos de profissionalização do pedagogo atuante na educação básica a partir das dimensões da profissionalidade, profissionalismo e profissionismo. Contamos com três pedagogas que atuam em diferentes áreas, como professora,coordenadora e gestora, todas são profissionais da rede municipal de educação em Caruaru-PE. Neste sentido, buscamos compreender, a partir dos discursos dos pedagogos como eles constroem os seus saberes-fazeres a partir de suas experiências profissionais; identificar a partir dos discursos, como eles percebem o reconhecimento de suas atividades enquanto pedagogos; compreender os modos como os contextos de atuação dos pedagogos influenciam na construção da profissionalização. Para tanto, nos ancoramos em Bourdoncle (1991) e Barbosa (1998), por abordarem a sociologia das profissões, a profissionalização docente e as dimensões da profissionalidade, do profissionalismo e profissionismo. Em diálogo com estas noções, com Ludke e Boing (2004), Silva (2015), Miranda e Feldman (2021) e Lins (2011) discorremos sobre os desafios para construção da profissionalização docente. Como abordagem teórico-metodológica, assumimos a Análise do Discurso Orlandi (2010) para compreender as marcas discursivas e ideológicas que perpassam os discursos das pedagogas entrevistadas, através das polissemias e paráfrases que constituem os sentidos atribuídos a profissionalização docente revelando os deslocamentos e permanências discursivas. A partir da pesquisa foi possível empreender sentidos polissêmicos da profissionalização docente, a partir da atuação do pedagogo, sentidos que se configuram nas vivências e práticas diárias das pedagogas entrevistadas. Embora variados e por muitas vezes contraditórios, as dimensões da profissionalização atuam de forma contínua e inseparável, permitindo uma análise ampla das pluralidades de sentido que essa pesquisa revelou no campo de atuação do pedagogo, que se constitui na sua especificidade formativa e um amplo campo de atuação dos seus saberes-fazeres.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65344
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ÁVYA NASCIMENTO ALVES COSTA (1).pdf195,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons