Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65344
Compartilhe esta página
Título: | Os processos de profissionalização do pedagogo em atuação: reflexões sobre a profissionalidade, o profissionalismo e o profissionismo. |
Autor(es): | COSTA, Avya Nascimento Alves |
Palavras-chave: | Profissionalização Docente; Pedagogo; Profissionalidade; Profissionalismo; Profissionismo |
Data do documento: | 13-Ago-2025 |
Citação: | COSTA, Ávya Nascimento Alves. Os processos de profissionalização do pedagogo em atuação: reflexões sobre a profissionalidade, o profissionalismo e o profissionismo. 2025. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa buscou analisar os processos de profissionalização do pedagogo atuante na educação básica a partir das dimensões da profissionalidade, profissionalismo e profissionismo. Contamos com três pedagogas que atuam em diferentes áreas, como professora,coordenadora e gestora, todas são profissionais da rede municipal de educação em Caruaru-PE. Neste sentido, buscamos compreender, a partir dos discursos dos pedagogos como eles constroem os seus saberes-fazeres a partir de suas experiências profissionais; identificar a partir dos discursos, como eles percebem o reconhecimento de suas atividades enquanto pedagogos; compreender os modos como os contextos de atuação dos pedagogos influenciam na construção da profissionalização. Para tanto, nos ancoramos em Bourdoncle (1991) e Barbosa (1998), por abordarem a sociologia das profissões, a profissionalização docente e as dimensões da profissionalidade, do profissionalismo e profissionismo. Em diálogo com estas noções, com Ludke e Boing (2004), Silva (2015), Miranda e Feldman (2021) e Lins (2011) discorremos sobre os desafios para construção da profissionalização docente. Como abordagem teórico-metodológica, assumimos a Análise do Discurso Orlandi (2010) para compreender as marcas discursivas e ideológicas que perpassam os discursos das pedagogas entrevistadas, através das polissemias e paráfrases que constituem os sentidos atribuídos a profissionalização docente revelando os deslocamentos e permanências discursivas. A partir da pesquisa foi possível empreender sentidos polissêmicos da profissionalização docente, a partir da atuação do pedagogo, sentidos que se configuram nas vivências e práticas diárias das pedagogas entrevistadas. Embora variados e por muitas vezes contraditórios, as dimensões da profissionalização atuam de forma contínua e inseparável, permitindo uma análise ampla das pluralidades de sentido que essa pesquisa revelou no campo de atuação do pedagogo, que se constitui na sua especificidade formativa e um amplo campo de atuação dos seus saberes-fazeres. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65344 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ÁVYA NASCIMENTO ALVES COSTA (1).pdf | 195,45 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons