Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65358
Compartilhe esta página
Título: | Estratégias para formação de atletas na modalidade de futsal feminino em nível escolar : uma revisão integrativa |
Autor(es): | MOREIRA, Pedro Henrique Andrade Lins |
Palavras-chave: | Futsal Feminino; Formação Esportiva; Educação Escolar |
Data do documento: | 8-Ago-2025 |
Citação: | MOREIRA, Pedro Henrique Andrade Lins. Estratégias para formação de atletas na modalidade de futsal feminino em nível escolar: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A formação de atletas na modalidade de futsal feminino em nível escolar é uma ferramenta importante para o desenvolvimento esportivo, social e educacional, mas enfrenta desafios como a falta de infraestrutura, reconhecimento e estratégias específicas para o público feminino. Apesar do avanço na inclusão das mulheres no esporte, ainda há lacunas na literatura sobre práticas pedagógicas e técnicas que integrem o desenvolvimento esportivo com a formação educacional das alunas-atletas. Este projeto tem como objetivo geral analisar as principais estratégias utilizadas na formação de atletas de futsal feminino em nível escolar, por meio de uma revisão integrativa. A pesquisa utilizará bases acadêmicas como Scielo, Google Scholar e periódicos especializados para identificar, analisar e sistematizar dados sobre metodologias e práticas relacionadas ao tema. A fundamentação teórica terá como base autores como Paulo Freire, Tânia Braga e Pierre Bourdieu, além de estudos específicos sobre a formação esportiva e o futsal feminino. Os resultados esperados incluem a identificação de estratégias que combinem o desenvolvimento técnico, pedagógico e social, promovendo práticas esportivas mais inclusivas e eficientes nas escolas. O estudo também busca contribuir para a valorização do futsal feminino, destacando seu papel na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento de políticas públicas esportivas. Sua importância está em fornecer subsídios teóricos e práticos para professores, treinadores e gestores escolares, estimulando o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social e de inclusão educacional para meninas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65358 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Pedro Henrique Andrade Lins Moreira.pdf | 414,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons