Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65359

Comparte esta pagina

Título : Relação entre a qualidade da água para consumo humano e a prevalência de diarreia em crianças no estado de Pernambuco.
Autor : SILVA, Sandriele Maria da
Palabras clave : Água; Análise microbiológica; Diarreia; Crianças
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : SILVA, Sandriele Maria da. Relação entre a qualidade da água para consumo humano e a prevalência de diarreia em crianças no estado de Pernambuco. 2025. 43 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : Este estudo analisou a relação entre a qualidade da água para consumo humano e a prevalência de diarreia em crianças de 0 a 4 anos em municípios do Estado de Pernambuco. Foram coletadas e analisadas amostras de água tratada de seis municípios, Bonito, Camaragibe, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Vitória de Santo Antão, por meio de ensaios microbiológicos para detecção de coliformes totais, coliformes fecais e contagem de bactérias heterotróficas, conforme a Portaria GM/MS nº 888/2021. Os resultados foram correlacionados com dados de internações por diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível, obtidos no Sistema de Informações Hospitalares do SUS, no período de janeiro a maio de 2025. Apenas Bonito apresentou conformidade com os padrões de potabilidade, não registrando casos de internação, enquanto que Recife, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão exibiram valores acima do permitido para coliformes totais e maiores índices de hospitalizações, sendo Recife responsável por 70,6% dos casos e 74% dos gastos públicos relacionados. No entanto, nenhuma das amostras apresentou coliformes fecais. Observou-se correlação positiva entre a presença de coliformes totais em maiores diluições e o número de casos de diarreia. Com base na pesquisa, conclui-se que a baixa qualidade microbiológica da água está associada à maior incidência de doenças diarreicas infantis, e que investimentos em saneamento básico são estratégicos para a prevenção, redução de custos hospitalares e promoção da saúde infantil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65359
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Sandriele Maria da Silva.pdf920,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons