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Título : Maternidade/maternança no ensino superior: desafios e potencialidades do cotidiano das mulheres-mães-estudantes do curso de Pedagogia do Campus do Agreste.
Autor : SILVA, Fernanda Tyelle
Palabras clave : Maternidade; Ensino superior; desafios e potencialidades
Fecha de publicación : 15-ago-2025
Citación : SILVA, Fernanda Tyelle. Maternidade/maternança no ensino superior: desafios e potencialidades do cotidiano das mulheres-mães-estudantes do curso de Pedagogia do Campus do Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O presente trabalho busca investigar os desafios cotidianos enfrentados pelas mulheres-mães -estudantes do curso de Pedagogia no Campus do Agreste, com foco na conciliação entre maternidade e vida acadêmica, focado nas alunas da graduação de Pedagogia. O trabalho apoia-se na abordagem qualitativa, a partir das entrevistas narrativas, com mulheres-mães-estudantes do Curso de Pedagogia. A Análise de Conteúdo possibilita a identificação e interpretação dos dados produzidos na pesquisa. A análise sinaliza para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres-mães-estudantes, como: a exaustão mental, falta de tempo para os estudos, conflitos emocionais e falta de informação e apoio da instituição de ensino. Neste contexto de desafios surgem as potencialidades mobilizadas pelas mulheres-mães-estudantes, que se organizam em redes de apoio, encontram em si e no coletivo forças para alcançar seus objetivos; como também, libertam-se por meio da educação, visando, sobretudo, a qualidade de vida das suas filhas e filhos. A pesquisa traz consigo a importância de políticas institucionais de gênero: como a flexibilização acadêmica, espaços de acolhimento e suporte adequado para as mulheres-mães-estudantes; assim como, melhores instruções e funcionamento das políticas existentes. Apesar de demonstrarem resistência e determinação, as mulheres-mães-estudantes enfrentam barreiras estruturais e simbólicas que impactam sua permanência e formação. A análise aponta para a necessidade de repensar as práticas e políticas das instituições de ensino superior, incorporando medidas efetivas de acolhimento e suporte à maternança como estratégia para garantir o direito à educação e a equidade de gênero no espaço acadêmico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65523
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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