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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDIAS, Hellen Bomfim Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Vitória de Souza-
dc.date.accessioned2025-08-28T12:13:52Z-
dc.date.available2025-08-28T12:13:52Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-08-20-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Vitória de Souza. Reforma Curricular em ciências contábeis: uma análise dos coordenadores sobre as novas diretrizes do MEC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65533-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as percepções dos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis diante da Reforma Curricular estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 1/2024, normativa que redefine o perfil formativo do contador ao adotar um modelo baseado em competências, interdisciplinaridade e integração com demandas contemporâneas, como tecnologia digital, sustentabilidade, inovação e governança corporativa. Para atingir esse propósito, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários, considerando a atuação direta dos coordenadores na condução do processo de atualização. Os resultados evidenciam que a atualização curricular é amplamente reconhecida como necessária, especialmente por alinhar a formação contábil às exigências de um mercado em constante transformação. Contudo, emergem desafios institucionais, estruturais e pedagógicos, tais como limitações de infraestrutura e dificuldades na adoção de metodologias ativas de ensino. Apesar dessas barreiras, identificam-se avanços relevantes, como a flexibilização da matriz curricular, a maior valorização da aprendizagem prática e a ampliação da formação crítica e cidadã do egresso. Mais do que mapear percepções, o estudo revela os bastidores do processo de adaptação às novas diretrizes, expondo progressos, resistências e oportunidades de melhoria, oferecendo uma contribuição estratégica para o debate sobre os rumos da educação contábil no Brasil. Assim, além de subsidiar a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso, a pesquisa reforça a importância da atuação docente e do apoio institucional como pilares fundamentais para a efetiva implementação da reforma.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDiretrizes Curricularespt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectCoordenaçãopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleReforma Curricular em ciências contábeis: uma análise dos coordenadores sobre as novas diretrizes do MEC.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7014435127048246pt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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