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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65533
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | DIAS, Hellen Bomfim Gomes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Vitória de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-28T12:13:52Z | - |
dc.date.available | 2025-08-28T12:13:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Vitória de Souza. Reforma Curricular em ciências contábeis: uma análise dos coordenadores sobre as novas diretrizes do MEC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65533 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as percepções dos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis diante da Reforma Curricular estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 1/2024, normativa que redefine o perfil formativo do contador ao adotar um modelo baseado em competências, interdisciplinaridade e integração com demandas contemporâneas, como tecnologia digital, sustentabilidade, inovação e governança corporativa. Para atingir esse propósito, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários, considerando a atuação direta dos coordenadores na condução do processo de atualização. Os resultados evidenciam que a atualização curricular é amplamente reconhecida como necessária, especialmente por alinhar a formação contábil às exigências de um mercado em constante transformação. Contudo, emergem desafios institucionais, estruturais e pedagógicos, tais como limitações de infraestrutura e dificuldades na adoção de metodologias ativas de ensino. Apesar dessas barreiras, identificam-se avanços relevantes, como a flexibilização da matriz curricular, a maior valorização da aprendizagem prática e a ampliação da formação crítica e cidadã do egresso. Mais do que mapear percepções, o estudo revela os bastidores do processo de adaptação às novas diretrizes, expondo progressos, resistências e oportunidades de melhoria, oferecendo uma contribuição estratégica para o debate sobre os rumos da educação contábil no Brasil. Assim, além de subsidiar a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso, a pesquisa reforça a importância da atuação docente e do apoio institucional como pilares fundamentais para a efetiva implementação da reforma. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Coordenação | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Reforma Curricular em ciências contábeis: uma análise dos coordenadores sobre as novas diretrizes do MEC. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7014435127048246 | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Ciências Contábeis |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Maria Vitória de Souza Silva.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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