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Título : Reforma Curricular em ciências contábeis: uma análise dos coordenadores sobre as novas diretrizes do MEC.
Autor : SILVA, Maria Vitória de Souza
Palabras clave : Diretrizes Curriculares; Ciências Contábeis; Coordenação; Desafios
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : SILVA, Maria Vitória de Souza. Reforma Curricular em ciências contábeis: uma análise dos coordenadores sobre as novas diretrizes do MEC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Este trabalho analisa as percepções dos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis diante da Reforma Curricular estabelecida pela Resolução CNE/CES nº 1/2024, normativa que redefine o perfil formativo do contador ao adotar um modelo baseado em competências, interdisciplinaridade e integração com demandas contemporâneas, como tecnologia digital, sustentabilidade, inovação e governança corporativa. Para atingir esse propósito, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários, considerando a atuação direta dos coordenadores na condução do processo de atualização. Os resultados evidenciam que a atualização curricular é amplamente reconhecida como necessária, especialmente por alinhar a formação contábil às exigências de um mercado em constante transformação. Contudo, emergem desafios institucionais, estruturais e pedagógicos, tais como limitações de infraestrutura e dificuldades na adoção de metodologias ativas de ensino. Apesar dessas barreiras, identificam-se avanços relevantes, como a flexibilização da matriz curricular, a maior valorização da aprendizagem prática e a ampliação da formação crítica e cidadã do egresso. Mais do que mapear percepções, o estudo revela os bastidores do processo de adaptação às novas diretrizes, expondo progressos, resistências e oportunidades de melhoria, oferecendo uma contribuição estratégica para o debate sobre os rumos da educação contábil no Brasil. Assim, além de subsidiar a atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso, a pesquisa reforça a importância da atuação docente e do apoio institucional como pilares fundamentais para a efetiva implementação da reforma.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65533
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

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