Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65541

Comparte esta pagina

Título : Impacto econômico e social do transtorno do espectro do autismo no Brasil : uma análise dos custos ambulatoriais do SUS (2008-2022)
Autor : SANTOS, Milena Conceição Rezende Mascarenhas
Palabras clave : Transtorno do Espectro Autista; Custos ambulatoriais; Impacto econômico e social; Intervenção precoce; Políticas públicas
Fecha de publicación : 30-abr-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Milena Conceição Rezende Mascarenhas. Impacto econômico e social do transtorno do espectro do autismo no Brasil : uma análise dos custos ambulatoriais do SUS (2008-2022). Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta dissertação analisa a evolução dos custos ambulatoriais associados à assistência às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Sistema Único de Saúde (SUS), entre os anos de 2008 e 2022, e discute seus possíveis impactos econômicos e sociais nas famílias bra- sileiras. A pesquisa foca em cinco procedimentos de reabilitação intelectual mais frequente- mente registrados no SIA/DATASUS: comunicação alternativa, acompanhamento neuropsico- lógico, psicopedagógico, reabilitação do desenvolvimento e estimulação precoce neuropsico- motora. Adota-se um modelo econométrico com dados em painel, considerando a quantidade de procedimentos aprovados por 100.000 crianças de 0 a 9 anos de idade, nos 27 estados da federação. Os resultados evidenciam uma baixa oferta de alguns procedimentos fundamentais, como a estimulação precoce, e grande disparidade regional na prestação dos serviços. A análise indica que a limitada destinação orçamentária pode estar associada a um maior ônus econômico e social para as famílias, sobretudo em contextos de vulnerabilidade. Conclui-se que há neces- sidade urgente de expansão de políticas públicas estruturadas e financiamento adequado para garantir o direito à saúde das pessoas com TEA, conforme previsto na Lei no 12.764/2012.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65541
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Milena Conceicao Rezende Mascarenhas Santos.pdf763,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons