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Título: Fatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023.
Autor(es): SILVA, Josefa Nayara Lima da
Palavras-chave: Enem; Abstenção; Educação; Fatores socioeconômicos
Data do documento: 5-Ago-2025
Citação: SILVA, Josefa Nayara Lima da. Fatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023. 2025. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este estudo investiga fatores socioeconômicos relacionados à abstenção no Enem, exame criado em 1998 como avaliação do Ensino Médio e hoje principal via de acesso ao Ensino Superior. A ausência dos candidatos no Enem decorre de múltiplas razões, entre elas problemas de logística, questões de saúde e barreiras socioeconômicas. A revisão de literatura aborda estudos relevantes que, apesar de não tratarem diretamente da abstenção no Enem, fornecem uma base teórica sólida para a análise do problema. O objetivo da pesquisa é identificar fatores socioeconômicos associados à falta dos candidatos na prova. Na metodologia, o modelo Logit foi o método escolhido para analisar os fatores associados às faltas, utilizando dados do INEP referentes ao Enem de 2020 a 2023. O estudo identificou que a abstenção no Enem é mais frequente entre candidatos pretos, pardos, indigenas, de baixa renda ou de renda mais elevada, com menor escolaridade parental e e provenientes da rede pública de ensino. Esses achados sugerem que a abstenção reflete diferentes mecanismos de desigualdade e decisões individuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65568
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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