Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65568

Share on

Title: Fatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023.
Authors: SILVA, Josefa Nayara Lima da
Keywords: Enem; Abstenção; Educação; Fatores socioeconômicos
Issue Date: 5-Aug-2025
Citation: SILVA, Josefa Nayara Lima da. Fatores socioeconômicos associados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em nível nacional entre 2020 e 2023. 2025. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este estudo investiga fatores socioeconômicos relacionados à abstenção no Enem, exame criado em 1998 como avaliação do Ensino Médio e hoje principal via de acesso ao Ensino Superior. A ausência dos candidatos no Enem decorre de múltiplas razões, entre elas problemas de logística, questões de saúde e barreiras socioeconômicas. A revisão de literatura aborda estudos relevantes que, apesar de não tratarem diretamente da abstenção no Enem, fornecem uma base teórica sólida para a análise do problema. O objetivo da pesquisa é identificar fatores socioeconômicos associados à falta dos candidatos na prova. Na metodologia, o modelo Logit foi o método escolhido para analisar os fatores associados às faltas, utilizando dados do INEP referentes ao Enem de 2020 a 2023. O estudo identificou que a abstenção no Enem é mais frequente entre candidatos pretos, pardos, indigenas, de baixa renda ou de renda mais elevada, com menor escolaridade parental e e provenientes da rede pública de ensino. Esses achados sugerem que a abstenção reflete diferentes mecanismos de desigualdade e decisões individuais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65568
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Josefa Nayara Lima da Silva.pdf511,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons