Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65621

Compartilhe esta página

Título: Mercado de trabalho em ciências contábeis: os principais requisitos exigidos por recrutadores digitais em Recife/PE
Autor(es): COSTA, Pedro Henrique Rodrigues da Silva
Palavras-chave: Ciências Contábeis; Mercado de Trabalho; Perfil Profissional; Competências
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: COSTA, Pedro Henrique Rodrigues da Silva. Mercado de trabalho em ciências contábeis: os principais requisitos exigidos por recrutadores digitais em Recife/PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar as principais exigências do mercado de trabalho contábil na cidade de Recife/PE, investigando competências técnicas e comportamentais, formação, certificações e experiência profissional. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, que utilizou a técnica de análise de conteúdo para buscar dados textuais, para encontrar as frequências relativas e absolutas de determinados termos, analisando 86 vagas publicadas nas plataformas online Vagas.com, Sólides e LinkedIn, no mês de julho de 2025. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de descrições de vagas nas plataformas mencionadas, que são canais relevantes para a oferta e busca de empregos no Brasil. As vagas foram extraídas utilizando-se palavras-chaves voltadas a oportunidades para ciências contábeis e contabilidade em Recife/PE e organizados em um arquivo de texto, cujo conteúdo das descrições das vagas foi inserido no ChatGPT, que auxiliou na categorização das exigências de acordo com os níveis hierárquicos (operacional, tático e estratégico) e na classificação das competências em técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills). Os resultados quantitativos mostraram que 72% das vagas exigiam graduação completa em Ciências Contábeis, enquanto a experiência profissional foi um fator relevante, sendo requerida em 76% das vagas. No nível estratégico, a exigência de CRC ativo atingiu 95%, e a de pós-graduação, 50%. As competências técnicas mais valorizadas foram Excel (85%), sistemas ERP (78%) e softwares contábeis (75%). Já as competências comportamentais mais citadas foram trabalho em equipe (68%), comunicação eficaz (60%), organização (55%) e proatividade (50%). Concluiu-se que o mercado contábil de Recife se alinha aos padrões observados no Sudeste e Sul do país, valorizando a formação acadêmica, certificações e o domínio tecnológico, embora mantenha flexibilidade nos cargos operacionais. Tais informações são relevantes para estudantes, profissionais e instituições de ensino, pois permitem alinhar estratégias de capacitação às demandas atuais do mercado contábil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65621
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PEDRO HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA COSTA.pdf789,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons