Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65631

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline de-
dc.contributor.authorREGES, Elaine da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:34Z-
dc.date.available2025-09-01T12:24:34Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationREGES, Elaine da Silva. Geografia também é azul : o uso de materiais didáticos sensoriais no ensino da geografia para alunos com transtorno do espectro autista dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia em Rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65631-
dc.description.pt_BR
dc.description.abstractA Geografia é uma ciência com características próprias e, quando sua análise é central no processo de ensino e aprendizagem, estimula o aluno a pensar espacialmente. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e para a construção do conhecimento sobre o espaço vivido, a realidade social e a materialidade do espaço geográfico. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Geografia, por meio da criação de materiais didáticos sensoriais com cores, texturas e formas, como apoio à abordagem de conceitos geográficos, à luz da Cartografia Escolar, nos anos finais do ensino fundamental. Alunos com TEA geralmente enfrentam dificuldades com abstração e interpretação, o que compromete a aprendizagem de conteúdos geográficos e cartográficos. Mesmo com adaptações e apoio educacional, tais desafios persistem. Diante disso, é fundamental repensar as metodologias no ensino de Geografia, promovendo uma aprendizagem mais inclusiva, centrada no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. A alfabetização cartográfica mostra-se essencial nesse processo. Considerando as especificidades cognitivas dos alunos com TEA, a Cartografia Escolar, entendida como linguagem, pode favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimulando a criatividade, a comunicação e a autonomia desses alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleGeografia também é azul : o uso de materiais didáticos sensoriais no ensino da geografia para alunos com transtorno do espectro autista dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0935758782839901pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxGeography is a science with its own characteristics and, when geographic analysis is placed at the center of the teaching and learning process, it stimulates students to think spatially. This contributes to the development of geographic reasoning and to the construction of knowledge about lived space, social reality, and the materiality of geographic space. This research aimed to analyze the inclusion process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Geography classes through the creation of sensory didactic materials using colors, textures, and shapes to support the approach of geographic concepts, in the light of School Cartography, for students in the final years of elementary school. Students with ASD often face difficulties with abstraction and interpretation, which affects the learning of geographic and cartographic content. Even with adapted activities and educational support, these challenges persist. Thus, it is essential to rethink teaching methodologies in Geography to promote a more inclusive learning process, focused on students’ development. Cartographic literacy proves to be essential in this context. Considering the cognitive specificities of students with ASD, School Cartography, understood as a language, can enhance the development of cognitive skills, encouraging creativity, communication, and autonomy.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Elaine Da Silva Reges.pdf12,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons