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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65631
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Título : | Geografia também é azul : o uso de materiais didáticos sensoriais no ensino da geografia para alunos com transtorno do espectro autista dos anos finais do ensino fundamental |
Autor : | REGES, Elaine da Silva |
Palabras clave : | Autismo; Cartografia; Ensino; Geografia; Metodologia |
Fecha de publicación : | 8-jul-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | REGES, Elaine da Silva. Geografia também é azul : o uso de materiais didáticos sensoriais no ensino da geografia para alunos com transtorno do espectro autista dos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia em Rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Resumen : | A Geografia é uma ciência com características próprias e, quando sua análise é central no processo de ensino e aprendizagem, estimula o aluno a pensar espacialmente. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e para a construção do conhecimento sobre o espaço vivido, a realidade social e a materialidade do espaço geográfico. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de Geografia, por meio da criação de materiais didáticos sensoriais com cores, texturas e formas, como apoio à abordagem de conceitos geográficos, à luz da Cartografia Escolar, nos anos finais do ensino fundamental. Alunos com TEA geralmente enfrentam dificuldades com abstração e interpretação, o que compromete a aprendizagem de conteúdos geográficos e cartográficos. Mesmo com adaptações e apoio educacional, tais desafios persistem. Diante disso, é fundamental repensar as metodologias no ensino de Geografia, promovendo uma aprendizagem mais inclusiva, centrada no desenvolvimento das potencialidades dos estudantes. A alfabetização cartográfica mostra-se essencial nesse processo. Considerando as especificidades cognitivas dos alunos com TEA, a Cartografia Escolar, entendida como linguagem, pode favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas, estimulando a criatividade, a comunicação e a autonomia desses alunos. |
Descripción : | . |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65631 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia |
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