Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65714

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jaqueline Barbosa da-
dc.contributor.authorSANTOS, Isabel Jamily dos-
dc.date.accessioned2025-09-03T14:49:37Z-
dc.date.available2025-09-03T14:49:37Z-
dc.date.issued2025-08-18-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Isabel Jamily dos. Narrativas de professoras de classes multisseriadas: itinerários autoformativos. 2025.Trabalho de conclusão de curso Pedagogia -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65714-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender a contribuição das narrativas (auto)biográficas de professoras que atuam em classes multisseriadas para o processo de autoformação profissional. A pesquisa se aproximou da abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas autobiográficas (Abrahão, 2003; Silva e Santos, 2022; Souza, 2008), elegendo professoras que atuam em classes multisseriadas do Campo, em Panelas/PE. A análise das narrativas demonstra a importância da trajetória de vida e formação, enquanto possibilidade de desenvolvimento profissional, permitindo às professoras reconhecerem os sentidos atribuídos à sua prática, revisitando experiências marcantes que as fizeram refletir sobre as aprendizagens construídas ao longo da formação. A investigação possibilitou pensar a valorização dos saberes docentes como fonte de possíveis contribuições para o fortalecimento de políticas e programas de formação continuada para a Educação do Campo.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectNarrativas (Auto)Biográficaspt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectAutoformaçãopt_BR
dc.titleNarrativas de professoras de classes multisseriadas: itinerários autoformativos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4047074731915215pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1521329074785824pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabel Jamily dos Santos.pdf349,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons