Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65714

Share on

Title: Narrativas de professoras de classes multisseriadas: itinerários autoformativos.
Authors: SANTOS, Isabel Jamily dos
Keywords: Narrativas (Auto)Biográficas; Classes multisseriadas; Autoformação
Issue Date: 18-Aug-2025
Citation: SANTOS, Isabel Jamily dos. Narrativas de professoras de classes multisseriadas: itinerários autoformativos. 2025.Trabalho de conclusão de curso Pedagogia -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo compreender a contribuição das narrativas (auto)biográficas de professoras que atuam em classes multisseriadas para o processo de autoformação profissional. A pesquisa se aproximou da abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas autobiográficas (Abrahão, 2003; Silva e Santos, 2022; Souza, 2008), elegendo professoras que atuam em classes multisseriadas do Campo, em Panelas/PE. A análise das narrativas demonstra a importância da trajetória de vida e formação, enquanto possibilidade de desenvolvimento profissional, permitindo às professoras reconhecerem os sentidos atribuídos à sua prática, revisitando experiências marcantes que as fizeram refletir sobre as aprendizagens construídas ao longo da formação. A investigação possibilitou pensar a valorização dos saberes docentes como fonte de possíveis contribuições para o fortalecimento de políticas e programas de formação continuada para a Educação do Campo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65714
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Isabel Jamily dos Santos.pdf349,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons