Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Dayse Cabral de-
dc.contributor.authorSILVA, Nicole Barbosa Santana-
dc.contributor.authorBARRETO, Renata Roberta Rangel-
dc.contributor.authorMOURA, Dayse Cabral de-
dc.date.accessioned2025-09-03T17:05:30Z-
dc.date.available2025-09-03T17:05:30Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.date.submitted2025-09-03-
dc.identifier.citationSILVA, Nicole Barbosa Santana; BARRETO, Renata Roberta Rangel; MOURA, Dayse Cabral de. O uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752-
dc.description.abstractO presente artigo objetivou analisar o uso de jogos como um recurso didático potencializador no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para tanto, aplicamos vivências com jogos de alfabetização em uma turma da educação de jovens e adultos, em uma escola municipal da cidade do Recife e entrevistamos as professoras da sala de aula e os estudantes, antes e depois de utilizarmos os jogos, a fim de compreender como as professoras e os estudantes interagem em situações de jogos voltados para a alfabetização. Para analisar os resultados obtidos nas vivências e nas entrevistas, utilizamos a análise temática de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados nos indicam que os estudantes da EJA enxergam a utilização de jogos como uma ferramenta significativa no processo de alfabetização. Além disso, as professoras percebem os jogos como uma possibilidade potencializadora para utilizar em sala de aula. Dessa forma, entendemos que o uso de jogos na sala de aula da educação de jovens e adultos pode facilitar o processo de alfabetização, pois faz a junção do lúdico e do didático presentes em tais ferramentas, contribuindo na percepção desses sujeitos de modo reflexivo sobre a aprendizagem da leitura e da escrita.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.titleO uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7044023355062076pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to analyze the use of games as an enhancing teaching resource in the literacy process of young people and adults. For this purpose, we applied experiences with literacy games in a classroom of young people and adults, in a public school in the city of Recife. In addition, we interviewed the teachers and the students of the classroom, before and after using the games, in order to understand how the teachers and the students interact in literacy games situations. To analyze the results obtained in the experiences and interviews, we used Bardin’s thematic content analysis (1977). The results show us that the young people and adult students see the use of games as a meaningful tool in the literacy process. Furthermore, the teachers understand the games as an enhancing possibility to use in the classroom. Therefore, we understand that the use of games in a classroom of young people and adults can facilitate the literacy process, because the teaching modality combines the playful and the didactic aspects present in such tools, contributing to the perception of these individuals in a reflexive manner about the reading and writing learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O_USO_DE_JOGOS_COMO_RECURSO_DIDATICO_NO_PROCESSO_DE_ALFABETIZACAO_DE_JOVENS_E_ADULTOS.pdf7,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons