Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752

Comparte esta pagina

Título : O uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultos
Autor : SILVA, Nicole Barbosa Santana
BARRETO, Renata Roberta Rangel
MOURA, Dayse Cabral de
Palabras clave : Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Jogos; Metodologias Ativas
Fecha de publicación : 3-abr-2025
Citación : SILVA, Nicole Barbosa Santana; BARRETO, Renata Roberta Rangel; MOURA, Dayse Cabral de. O uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente artigo objetivou analisar o uso de jogos como um recurso didático potencializador no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para tanto, aplicamos vivências com jogos de alfabetização em uma turma da educação de jovens e adultos, em uma escola municipal da cidade do Recife e entrevistamos as professoras da sala de aula e os estudantes, antes e depois de utilizarmos os jogos, a fim de compreender como as professoras e os estudantes interagem em situações de jogos voltados para a alfabetização. Para analisar os resultados obtidos nas vivências e nas entrevistas, utilizamos a análise temática de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados nos indicam que os estudantes da EJA enxergam a utilização de jogos como uma ferramenta significativa no processo de alfabetização. Além disso, as professoras percebem os jogos como uma possibilidade potencializadora para utilizar em sala de aula. Dessa forma, entendemos que o uso de jogos na sala de aula da educação de jovens e adultos pode facilitar o processo de alfabetização, pois faz a junção do lúdico e do didático presentes em tais ferramentas, contribuindo na percepção desses sujeitos de modo reflexivo sobre a aprendizagem da leitura e da escrita.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O_USO_DE_JOGOS_COMO_RECURSO_DIDATICO_NO_PROCESSO_DE_ALFABETIZACAO_DE_JOVENS_E_ADULTOS.pdf7,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons