Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752
Comparte esta pagina
Título : | O uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultos |
Autor : | SILVA, Nicole Barbosa Santana BARRETO, Renata Roberta Rangel MOURA, Dayse Cabral de |
Palabras clave : | Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Jogos; Metodologias Ativas |
Fecha de publicación : | 3-abr-2025 |
Citación : | SILVA, Nicole Barbosa Santana; BARRETO, Renata Roberta Rangel; MOURA, Dayse Cabral de. O uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O presente artigo objetivou analisar o uso de jogos como um recurso didático potencializador no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para tanto, aplicamos vivências com jogos de alfabetização em uma turma da educação de jovens e adultos, em uma escola municipal da cidade do Recife e entrevistamos as professoras da sala de aula e os estudantes, antes e depois de utilizarmos os jogos, a fim de compreender como as professoras e os estudantes interagem em situações de jogos voltados para a alfabetização. Para analisar os resultados obtidos nas vivências e nas entrevistas, utilizamos a análise temática de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados nos indicam que os estudantes da EJA enxergam a utilização de jogos como uma ferramenta significativa no processo de alfabetização. Além disso, as professoras percebem os jogos como uma possibilidade potencializadora para utilizar em sala de aula. Dessa forma, entendemos que o uso de jogos na sala de aula da educação de jovens e adultos pode facilitar o processo de alfabetização, pois faz a junção do lúdico e do didático presentes em tais ferramentas, contribuindo na percepção desses sujeitos de modo reflexivo sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O_USO_DE_JOGOS_COMO_RECURSO_DIDATICO_NO_PROCESSO_DE_ALFABETIZACAO_DE_JOVENS_E_ADULTOS.pdf | 7,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons