Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752

Share on

Title: O uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultos
Authors: SILVA, Nicole Barbosa Santana
BARRETO, Renata Roberta Rangel
MOURA, Dayse Cabral de
Keywords: Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Jogos; Metodologias Ativas
Issue Date: 3-Apr-2025
Citation: SILVA, Nicole Barbosa Santana; BARRETO, Renata Roberta Rangel; MOURA, Dayse Cabral de. O uso de jogos como recurso didático no processo de alfabetização de jovens e adultos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente artigo objetivou analisar o uso de jogos como um recurso didático potencializador no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para tanto, aplicamos vivências com jogos de alfabetização em uma turma da educação de jovens e adultos, em uma escola municipal da cidade do Recife e entrevistamos as professoras da sala de aula e os estudantes, antes e depois de utilizarmos os jogos, a fim de compreender como as professoras e os estudantes interagem em situações de jogos voltados para a alfabetização. Para analisar os resultados obtidos nas vivências e nas entrevistas, utilizamos a análise temática de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados nos indicam que os estudantes da EJA enxergam a utilização de jogos como uma ferramenta significativa no processo de alfabetização. Além disso, as professoras percebem os jogos como uma possibilidade potencializadora para utilizar em sala de aula. Dessa forma, entendemos que o uso de jogos na sala de aula da educação de jovens e adultos pode facilitar o processo de alfabetização, pois faz a junção do lúdico e do didático presentes em tais ferramentas, contribuindo na percepção desses sujeitos de modo reflexivo sobre a aprendizagem da leitura e da escrita.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65752
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O_USO_DE_JOGOS_COMO_RECURSO_DIDATICO_NO_PROCESSO_DE_ALFABETIZACAO_DE_JOVENS_E_ADULTOS.pdf7,53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons