Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65763
Share on
Title: | O EFEITO AGUDO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS ATIVOS DO PENSE & BRINQUE APP NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE |
Authors: | LIMA, EMILY GLÓRIA BARBOSA |
Keywords: | Jogos e Brincadeiras Ativos; Funções Executivas; Aplicativo; Crianças |
Issue Date: | 4-Aug-2025 |
Citation: | LIMA, Emily. O efeito agudo dos jogos e brincadeiras ativos do Pense & Brinque App nas funções executivas de crianças de uma Escola Municipal do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Introdução: A princípio, as funções executivas são um conjunto de habilidades essenciais mediadas pelo córtex pré-frontal, as quais permite o indivíduo obter êxito em atividades cotidianas e acadêmicas, dentre as funções principais tem-se: o controle inibitório, a flexibilidade cognitiva, o planejamento, o raciocínio e a memória operacional. Outrossim, a literatura indica que a atividade física aplicada de forma aguda por meio de jogos e brincadeiras pode potencializar tais funções no período da infância. Objetivos: Verificar o efeito do uso do Pense & Brinque App no desempenho das funções executivas de crianças. Comparar as funções executivas de crianças usuárias do Pense & Brinque App com crianças não usuárias do App que realizarão as atividades de forma supervisionada. Métodos: foi desenvolvido um ensaio clínico randomizado na Escola Municipal Magalhães Bastos com crianças entre 8 e 11 anos, em que foi dividido um grupo intervenção com o uso do aplicativo Pense & Brinque App e o grupo que realizou a intervenção em quadra sem o uso do App e de forma supervisionada. Ambos os grupos fizeram atividades de jogos e brincadeiras ativos. Para avaliação cognitiva foi utilizado: Stroop, Trail Making Test e Torre de Londres. Resultados: Ambos os grupos obtiveram redução no tempo de resposta durante os testes, mas sem diferença estatística significativa. Conclusão: quatro sessões de jogos e brincadeiras via app não foram suficientes para promover melhora nas funções executivas analisadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65763 |
Appears in Collections: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O EFEITO AGUDO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS ATIVOS DO PENSE & BRINQUE APP NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE (CORRIGIDO).pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License