Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65763

Comparte esta pagina

Título : O EFEITO AGUDO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS ATIVOS DO PENSE & BRINQUE APP NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE
Autor : LIMA, EMILY GLÓRIA BARBOSA
Palabras clave : Jogos e Brincadeiras Ativos; Funções Executivas; Aplicativo; Crianças
Fecha de publicación : 4-ago-2025
Citación : LIMA, Emily. O efeito agudo dos jogos e brincadeiras ativos do Pense & Brinque App nas funções executivas de crianças de uma Escola Municipal do Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Introdução: A princípio, as funções executivas são um conjunto de habilidades essenciais mediadas pelo córtex pré-frontal, as quais permite o indivíduo obter êxito em atividades cotidianas e acadêmicas, dentre as funções principais tem-se: o controle inibitório, a flexibilidade cognitiva, o planejamento, o raciocínio e a memória operacional. Outrossim, a literatura indica que a atividade física aplicada de forma aguda por meio de jogos e brincadeiras pode potencializar tais funções no período da infância. Objetivos: Verificar o efeito do uso do Pense & Brinque App no desempenho das funções executivas de crianças. Comparar as funções executivas de crianças usuárias do Pense & Brinque App com crianças não usuárias do App que realizarão as atividades de forma supervisionada. Métodos: foi desenvolvido um ensaio clínico randomizado na Escola Municipal Magalhães Bastos com crianças entre 8 e 11 anos, em que foi dividido um grupo intervenção com o uso do aplicativo Pense & Brinque App e o grupo que realizou a intervenção em quadra sem o uso do App e de forma supervisionada. Ambos os grupos fizeram atividades de jogos e brincadeiras ativos. Para avaliação cognitiva foi utilizado: Stroop, Trail Making Test e Torre de Londres. Resultados: Ambos os grupos obtiveram redução no tempo de resposta durante os testes, mas sem diferença estatística significativa. Conclusão: quatro sessões de jogos e brincadeiras via app não foram suficientes para promover melhora nas funções executivas analisadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65763
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons