Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65767

Comparte esta pagina

Título : Dispositivo para monitorização de parâmetros hemodinâmicos de pacientes pós COVID-19 em reabilitação fisioterapêutica
Autor : CHAVES FILHO, Admilson de Castro
Palabras clave : Monitoramento fisiológico; Hemodinâmica; COVID-19; Eletrocardiografia
Fecha de publicación : 27-may-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CHAVES FILHO, Admilson de Castro. Dispositivo para monitorização de parâmetros hemodinâmicos de pacientes pós COVID-19 em reabilitação fisioterapêutica. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A pandemia da doença causada pelo novo coronavírus 2019 (COVID-19) tornou-se um dos grandes desafios, acometendo a população mundial. É definida como uma doença infectocontagiosa causada pelo SARS-CoV-2, o vírus da síndrome respiratória aguda grave 2. A COVID-19, é uma doença que acomete principalmente o sistema respiratório, causando grandes problemas de saúde para as pessoas, levando ao internamento ou deixando sequelas significativas nas pessoas que são acometidas pelo vírus. Alguns dos sintomas mais importantes causados pela doença, é o comprometimento do sistema respiratório e funcional do paciente, impactando diretamente na sua qualidade de vida. A fisioterapia contribui atuando na reabilitação das sequelas e limitações decorrentes da doença, que algumas vezes são realizados de forma domiciliar ou teleatendimento devido a problemas de locomoção proveniente do comprometimento dos pacientes. Assim, faz-se necessário que, para melhor precisão da indicação e desenvolvimento dos exercícios e maior segurança do paciente durante a telereabilitação sejam utilizados dispositivos de monitoramento dos parâmetros cárdio respiratórios de forma não invasivas para monitorizar os parâmetros hemodinâmicos como a saturação de oxigênio (Spo2), frequência cardíaca (FC), temperatura e eletrocardiograma (ECG) durante a reabilitação dos pacientes. Esse trabalho teve como objetivo de desenvolver e validar um dispositivo para monitorização de parâmetros hemodinâmicos em indivíduos com sequelas de COVID-19. Trata-se de um estudo de desenvolvimento e validação, com foco na criação de um dispositivo portátil e sua avaliação clínica preliminar em humanos. A etapa de testes do dispositivo foi realizada em 10 indivíduos saudáveis, a fim de verificar a viabilidade do equipamento proposto. Para os testes clínicos foram incluídos 10 voluntários com idade entre 20 e 80 anos, que apresentavam sequelas pós COVID-19 e com cognitivo preservado. O dispositivo de monitoramento foi utilizado durante a realização de um protocolo de 13 exercícios. Como resultado espera-se desse estudo ser possível captar e observar os sinais de Spo2, FC, temperatura corporal e ECG dos voluntários durante a realização do protocolo de exercícios, buscando desenvolver um dispositivo para monitorização de pacientes, auxiliando o profissional de saúde no processo de reabilitação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65767
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Admilson De Castro Chaves Filho.pdf5,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons