Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808
Share on
Title: | Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática. |
Authors: | PEREIRA, Anderson Soares |
Keywords: | Astronomia; Ensino médio; Telescópio; Observação solar |
Issue Date: | 16-Jul-2025 |
Citation: | PEREIRA, Anderson Soares. Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho teve como foco promover o interesse e a aprendizagem dos estudantes pela astronomia, estimulando a troca de conhecimentos e incentivando a prática observacional de fenômenos astronômicos no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva sociointeracionista, realizada ao longo de três dias com estudantes do terceiro ano do ensino médio. A metodologia incluiu questionários diagnósticos, simulações digitais e observações práticas do Sol com telescópio. A análise das concepções iniciais dos estudantes revelou que alguns apresentaram entendimentos corretos, enquanto outros demonstraram conhecimentos parciais ou ingênuos sobre temas relacionados à astronomia. As atividades práticas e interativas mostraram-se eficazes na ampliação da compreensão e do interesse dos participantes. Conclui-se que experiências observacionais, apoiadas por recursos tecnológicos e mediação dialógica, contribuem significativamente para o desenvolvimento do pensamento científico e o interesse pela astronomia. Os estudantes puderam participar ativamente, discutir e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o minicurso de observação solar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Anderson Soares Pereira.pdf | 6,41 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License