Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorPEREIRA, Anderson Soares-
dc.date.accessioned2025-09-06T10:11:10Z-
dc.date.available2025-09-06T10:11:10Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.date.submitted2025-09-02-
dc.identifier.citationPEREIRA, Anderson Soares. Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808-
dc.description.abstractEste trabalho teve como foco promover o interesse e a aprendizagem dos estudantes pela astronomia, estimulando a troca de conhecimentos e incentivando a prática observacional de fenômenos astronômicos no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva sociointeracionista, realizada ao longo de três dias com estudantes do terceiro ano do ensino médio. A metodologia incluiu questionários diagnósticos, simulações digitais e observações práticas do Sol com telescópio. A análise das concepções iniciais dos estudantes revelou que alguns apresentaram entendimentos corretos, enquanto outros demonstraram conhecimentos parciais ou ingênuos sobre temas relacionados à astronomia. As atividades práticas e interativas mostraram-se eficazes na ampliação da compreensão e do interesse dos participantes. Conclui-se que experiências observacionais, apoiadas por recursos tecnológicos e mediação dialógica, contribuem significativamente para o desenvolvimento do pensamento científico e o interesse pela astronomia. Os estudantes puderam participar ativamente, discutir e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o minicurso de observação solar.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectTelescópiopt_BR
dc.subjectObservação solarpt_BR
dc.titleMinicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.description.abstractxThis research focuses on promoting and encouraging students' interest in Astronomy through a short course that emphasizes observational practices of astronomical phenomena within the school environment. It is a qualitative participatory research based on a socio-interactionist approach, developed over three days with high school senior students. The methodology included diagnostic questionnaires, digital simulations, and practical solar observations using a telescope. The analysis of students’ initial conceptions revealed conceptual gaps, particularly regarding the Sun’s structure, solar activity, and spatial scales. However, the practical and interactive activities proved effective in enhancing understanding and engagement. The study concludes that observational experiences, supported by technological resources and meaningful dialogue, significantly contribute to the development of scientific thinking and interest in Astronomy among students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anderson Soares Pereira.pdf6,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons