Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Heydson Henrique Brito da | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Anderson Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-06T10:11:10Z | - |
dc.date.available | 2025-09-06T10:11:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-02 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Anderson Soares. Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como foco promover o interesse e a aprendizagem dos estudantes pela astronomia, estimulando a troca de conhecimentos e incentivando a prática observacional de fenômenos astronômicos no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva sociointeracionista, realizada ao longo de três dias com estudantes do terceiro ano do ensino médio. A metodologia incluiu questionários diagnósticos, simulações digitais e observações práticas do Sol com telescópio. A análise das concepções iniciais dos estudantes revelou que alguns apresentaram entendimentos corretos, enquanto outros demonstraram conhecimentos parciais ou ingênuos sobre temas relacionados à astronomia. As atividades práticas e interativas mostraram-se eficazes na ampliação da compreensão e do interesse dos participantes. Conclui-se que experiências observacionais, apoiadas por recursos tecnológicos e mediação dialógica, contribuem significativamente para o desenvolvimento do pensamento científico e o interesse pela astronomia. Os estudantes puderam participar ativamente, discutir e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o minicurso de observação solar. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Telescópio | pt_BR |
dc.subject | Observação solar | pt_BR |
dc.title | Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4585277872014594 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research focuses on promoting and encouraging students' interest in Astronomy through a short course that emphasizes observational practices of astronomical phenomena within the school environment. It is a qualitative participatory research based on a socio-interactionist approach, developed over three days with high school senior students. The methodology included diagnostic questionnaires, digital simulations, and practical solar observations using a telescope. The analysis of students’ initial conceptions revealed conceptual gaps, particularly regarding the Sun’s structure, solar activity, and spatial scales. However, the practical and interactive activities proved effective in enhancing understanding and engagement. The study concludes that observational experiences, supported by technological resources and meaningful dialogue, significantly contribute to the development of scientific thinking and interest in Astronomy among students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Anderson Soares Pereira.pdf | 6,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons