Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808

Comparte esta pagina

Título : Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática.
Autor : PEREIRA, Anderson Soares
Palabras clave : Astronomia; Ensino médio; Telescópio; Observação solar
Fecha de publicación : 16-jul-2025
Citación : PEREIRA, Anderson Soares. Minicurso de observação solar no ensino médio: simulação e prática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este trabalho teve como foco promover o interesse e a aprendizagem dos estudantes pela astronomia, estimulando a troca de conhecimentos e incentivando a prática observacional de fenômenos astronômicos no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa participante com abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva sociointeracionista, realizada ao longo de três dias com estudantes do terceiro ano do ensino médio. A metodologia incluiu questionários diagnósticos, simulações digitais e observações práticas do Sol com telescópio. A análise das concepções iniciais dos estudantes revelou que alguns apresentaram entendimentos corretos, enquanto outros demonstraram conhecimentos parciais ou ingênuos sobre temas relacionados à astronomia. As atividades práticas e interativas mostraram-se eficazes na ampliação da compreensão e do interesse dos participantes. Conclui-se que experiências observacionais, apoiadas por recursos tecnológicos e mediação dialógica, contribuem significativamente para o desenvolvimento do pensamento científico e o interesse pela astronomia. Os estudantes puderam participar ativamente, discutir e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o minicurso de observação solar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65808
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Anderson Soares Pereira.pdf6,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons