Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830

Comparte esta pagina

Título : O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig
Autor : SILVA, Amanda Barbosa da
Palabras clave : Discurso; Gênero; Pedagogia Cultural; Desenhos animados
Fecha de publicación : 13-ago-2025
Citación : SILVA, Amanda Barbosa da; CARVALHO, Rosângela Tenório de. O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente estudo visa analisar o discurso de gênero no desenho animado Peppa Pig. Com inspiração nas teorias pós-críticas do currículo, no que concerne às versões das relações de gênero na pedagogia feminista e da pedagogia como cultura, e cultura como pedagogia (Silva, 2005), concebemos o desenho animado enquanto uma narrativa que interpela e produz subjetividades multidimensionais. Sob o aporte analítico do discurso de Michel Foucault (2005), descrevemos a rede discursiva de enunciados que emergem e destacamos os efeitos discursivos na formação das identidades de gênero. Os resultados permitem apontar as brincadeiras e os brinquedos como operadores que produzem significações, tanto para equidade de gênero, quanto na reprodução dos estereótipos de gênero.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amanda Barbosa da Silva.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons