Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830
Comparte esta pagina
Título : | O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig |
Autor : | SILVA, Amanda Barbosa da |
Palabras clave : | Discurso; Gênero; Pedagogia Cultural; Desenhos animados |
Fecha de publicación : | 13-ago-2025 |
Citación : | SILVA, Amanda Barbosa da; CARVALHO, Rosângela Tenório de. O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | O presente estudo visa analisar o discurso de gênero no desenho animado Peppa Pig. Com inspiração nas teorias pós-críticas do currículo, no que concerne às versões das relações de gênero na pedagogia feminista e da pedagogia como cultura, e cultura como pedagogia (Silva, 2005), concebemos o desenho animado enquanto uma narrativa que interpela e produz subjetividades multidimensionais. Sob o aporte analítico do discurso de Michel Foucault (2005), descrevemos a rede discursiva de enunciados que emergem e destacamos os efeitos discursivos na formação das identidades de gênero. Os resultados permitem apontar as brincadeiras e os brinquedos como operadores que produzem significações, tanto para equidade de gênero, quanto na reprodução dos estereótipos de gênero. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Barbosa da Silva.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons