Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830
Compartilhe esta página
Título: | O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig |
Autor(es): | SILVA, Amanda Barbosa da |
Palavras-chave: | Discurso; Gênero; Pedagogia Cultural; Desenhos animados |
Data do documento: | 13-Ago-2025 |
Citação: | SILVA, Amanda Barbosa da; CARVALHO, Rosângela Tenório de. O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O presente estudo visa analisar o discurso de gênero no desenho animado Peppa Pig. Com inspiração nas teorias pós-críticas do currículo, no que concerne às versões das relações de gênero na pedagogia feminista e da pedagogia como cultura, e cultura como pedagogia (Silva, 2005), concebemos o desenho animado enquanto uma narrativa que interpela e produz subjetividades multidimensionais. Sob o aporte analítico do discurso de Michel Foucault (2005), descrevemos a rede discursiva de enunciados que emergem e destacamos os efeitos discursivos na formação das identidades de gênero. Os resultados permitem apontar as brincadeiras e os brinquedos como operadores que produzem significações, tanto para equidade de gênero, quanto na reprodução dos estereótipos de gênero. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda Barbosa da Silva.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons