Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830

Compartilhe esta página

Título: O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig
Autor(es): SILVA, Amanda Barbosa da
Palavras-chave: Discurso; Gênero; Pedagogia Cultural; Desenhos animados
Data do documento: 13-Ago-2025
Citação: SILVA, Amanda Barbosa da; CARVALHO, Rosângela Tenório de. O discurso de gênero nos enunciados do currículo cultural do desenho animado Peppa Pig. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O presente estudo visa analisar o discurso de gênero no desenho animado Peppa Pig. Com inspiração nas teorias pós-críticas do currículo, no que concerne às versões das relações de gênero na pedagogia feminista e da pedagogia como cultura, e cultura como pedagogia (Silva, 2005), concebemos o desenho animado enquanto uma narrativa que interpela e produz subjetividades multidimensionais. Sob o aporte analítico do discurso de Michel Foucault (2005), descrevemos a rede discursiva de enunciados que emergem e destacamos os efeitos discursivos na formação das identidades de gênero. Os resultados permitem apontar as brincadeiras e os brinquedos como operadores que produzem significações, tanto para equidade de gênero, quanto na reprodução dos estereótipos de gênero.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65830
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Barbosa da Silva.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons