Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65861

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Thiago Cedrez-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Carolina-
dc.date.accessioned2025-09-09T17:58:44Z-
dc.date.available2025-09-09T17:58:44Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-09-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Carolina. A Comunicação Não Violenta na prática docente: análise em uma escola pública da Educação de Jovens e Adultos do município de Recife- PEpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65861-
dc.description.abstractEste trabalho investigou a aplicação da Comunicação Não Violenta (CNV) na prática docente em uma escola pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Recife–PE. De natureza qualitativa e caráter exploratório, a pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos a observação participante, entrevistas semiestruturadas com duas professoras, além da análise documental do Projeto Político-Pedagógico da escola e outros textos voltados à EJA. Os dados foram analisados à luz da teoria de Marshall Rosenberg e de referenciais pedagógicos de Paulo Freire, Moacir Gadotti e Byung-Chul Han. A pesquisa buscou compreender de que forma a CNV pode contribuir para a prática docente, promovendo ambientes educativos mais empáticos, acolhedores e dialógicos. Os resultados evidenciaram que, embora a CNV não seja formalmente conhecida por todos os docentes, muitas de suas práticas estão alinhadas com seus princípios, favorecendo a escuta ativa, a empatia, a valorização do diálogo e a resolução não violenta de conflitos. Conclui-se que a adoção consciente da CNV pode fortalecer as relações interpessoais no contexto escolar e colaborar significativamente para a melhoria da qualidade da educação na EJA.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicação Não Violentapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectMediação de Conflitospt_BR
dc.titleA comunicação não violenta na prática docente: análise em uma escola pública da educação de jovens e adultos do município de Recife-PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5560308202602353pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6465985816453958pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigated the application of Nonviolent Communication (NVC) in teaching practice at a public school for Youth and Adult Education (YAE) in the city of Recife–PE. Qualitative in nature and exploratory in character, the research employed participant observation, semi-structured interviews with two teachers, and document analysis of the school’s Political-Pedagogical Project and other texts related to YAE. The data were analyzed in light of Marshall Rosenberg’s theory and pedagogical references from Paulo Freire, Moacir Gadotti, and Byung-Chul Han. The research aimed to understand how NVC can contribute to teaching practice by promoting more empathetic, welcoming, and dialogical educational environments. The results showed that, although NVC is not formally known by all teachers, many of their practices are aligned with its principles, favoring active listening, empathy, valuing dialogue, and nonviolent conflict resolution. It is concluded that the conscious adoption of NVC can strengthen interpersonal relationships in the school context and significantly contribute to improving the quality of education in YAE.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentCENTRO DE EDUCAÇÃO - CEpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009000481707688pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MARIA CAROLINA DOS SANTOS.pdf318,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons