Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65861

Share on

Title: A comunicação não violenta na prática docente: análise em uma escola pública da educação de jovens e adultos do município de Recife-PE
Authors: SANTOS, Maria Carolina
Keywords: Comunicação Não Violenta; Educação de Jovens e Adultos; Prática Docente; Mediação de Conflitos
Issue Date: 5-Aug-2025
Citation: SANTOS, Maria Carolina. A Comunicação Não Violenta na prática docente: análise em uma escola pública da Educação de Jovens e Adultos do município de Recife- PE
Abstract: Este trabalho investigou a aplicação da Comunicação Não Violenta (CNV) na prática docente em uma escola pública da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Recife–PE. De natureza qualitativa e caráter exploratório, a pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos a observação participante, entrevistas semiestruturadas com duas professoras, além da análise documental do Projeto Político-Pedagógico da escola e outros textos voltados à EJA. Os dados foram analisados à luz da teoria de Marshall Rosenberg e de referenciais pedagógicos de Paulo Freire, Moacir Gadotti e Byung-Chul Han. A pesquisa buscou compreender de que forma a CNV pode contribuir para a prática docente, promovendo ambientes educativos mais empáticos, acolhedores e dialógicos. Os resultados evidenciaram que, embora a CNV não seja formalmente conhecida por todos os docentes, muitas de suas práticas estão alinhadas com seus princípios, favorecendo a escuta ativa, a empatia, a valorização do diálogo e a resolução não violenta de conflitos. Conclui-se que a adoção consciente da CNV pode fortalecer as relações interpessoais no contexto escolar e colaborar significativamente para a melhoria da qualidade da educação na EJA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65861
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARIA CAROLINA DOS SANTOS.pdf318,96 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons