Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65878

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Lucas José-
dc.contributor.authorLIMA, Maria Julia Chaves de-
dc.date.accessioned2025-09-11T18:16:37Z-
dc.date.available2025-09-11T18:16:37Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-09-08-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Júlia Chaves de. Discromatopsia e educação inclusiva: folder educativo sobre o daltonismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65878-
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo desenvolver um material educativo sobre daltonismo voltado para crianças de 8 a 14 anos como parte do projeto Exóptico do Laboratório Garagem do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Teve como norteador a metodologia de Bruno Munari que foi adaptada às necessidades específicas do projeto. Buscou-se, a partir de critérios, desde o formato aplicado até o conteúdo informativo e ilustrativo e a disposição do conteúdo dentro do modelo escolhido. O folder proporciona espaço suficiente para apresentação clara e organizada do conteúdo, além de possibilitar produção em larga escala, com baixo custo e agilidade, facilitando a sua aplicação em contextos escolares. O conteúdo foi elaborado a partir de pesquisas exploratórias em fontes confiáveis para assegurar a veracidade da informação bem como sua adequação ao público-alvo. O material explica de forma clara, acessível e ilustrada as características e classificações do daltonismo, bem como as dificuldades enfrentadas pelos daltônicos no dia a dia e as ferramentas que podem tornar o dia a dia mais acessível. A identidade visual e ilustrações pré-existentes foram essenciais para identificar o material como parte do projeto Exóptico. A verificação de elementos como legibilidade, hierarquia visual e margem foi fundamental para concluir que o material atende aos requisitos do projeto. Dessa forma, o material cumpre seu objetivo de ser um recurso pedagógico que busca empatizar e conscientizar sobre o daltonismo em contexto escolar.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDaltonismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleDiscromatopsia e educação inclusiva: folder educativo sobre o daltonismo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3093013344692696pt_BR
dc.description.abstractxThis project aims to develop an educational material about color blindness for children aged 8 to 14 as part of the Exóptico project of the Garagem Laboratory at the Agreste Campus of the Federal University of Pernambuco. The process was guided by Bruno Munari’s methodology, which was adapted to meet the specific needs of the project. A search was conducted, based on defined criteria, covering everything from the applied format to the content and its layout within the chosen model. The folder provides enough space for a clear and organized presentation of the content, in addition to enabling large-scale production, with low cost and agility, facilitating its application in school contexts. The content was developed through exploratory research using reliable sources to ensure the veracity of the information and its suitability for the target audience. The material explains in a clear, accessible and illustrated way the characteristics and classifications of color blindness, as well as the difficulties faced by color blind people in their daily lives and the tools that can make everyday life more accessible. The pre-existing visual identity and illustrations were essential to identify the material as part of the Exóptico project. Checking elements such as readability, visual hierarchy and margin was essential to conclude that the material meets the project requirements. Thus, the material fulfills its objective of being a pedagogical resource that seeks to empathize and raise awareness about color blindness in a school context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Júlia Chaves de Lima.pdf10,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons