Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65878
Comparte esta pagina
Título : | Discromatopsia e educação inclusiva: folder educativo sobre o daltonismo. |
Autor : | LIMA, Maria Julia Chaves de |
Palabras clave : | Design; Daltonismo; Educação inclusiva |
Fecha de publicación : | 13-ago-2025 |
Citación : | LIMA, Maria Júlia Chaves de. Discromatopsia e educação inclusiva: folder educativo sobre o daltonismo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | Este projeto tem como objetivo desenvolver um material educativo sobre daltonismo voltado para crianças de 8 a 14 anos como parte do projeto Exóptico do Laboratório Garagem do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Teve como norteador a metodologia de Bruno Munari que foi adaptada às necessidades específicas do projeto. Buscou-se, a partir de critérios, desde o formato aplicado até o conteúdo informativo e ilustrativo e a disposição do conteúdo dentro do modelo escolhido. O folder proporciona espaço suficiente para apresentação clara e organizada do conteúdo, além de possibilitar produção em larga escala, com baixo custo e agilidade, facilitando a sua aplicação em contextos escolares. O conteúdo foi elaborado a partir de pesquisas exploratórias em fontes confiáveis para assegurar a veracidade da informação bem como sua adequação ao público-alvo. O material explica de forma clara, acessível e ilustrada as características e classificações do daltonismo, bem como as dificuldades enfrentadas pelos daltônicos no dia a dia e as ferramentas que podem tornar o dia a dia mais acessível. A identidade visual e ilustrações pré-existentes foram essenciais para identificar o material como parte do projeto Exóptico. A verificação de elementos como legibilidade, hierarquia visual e margem foi fundamental para concluir que o material atende aos requisitos do projeto. Dessa forma, o material cumpre seu objetivo de ser um recurso pedagógico que busca empatizar e conscientizar sobre o daltonismo em contexto escolar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65878 |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Júlia Chaves de Lima.pdf | 10,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons