Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSERAFIM, Barbara Vitoria Machado-
dc.date.accessioned2025-09-11T18:54:31Z-
dc.date.available2025-09-11T18:54:31Z-
dc.date.issued2025-08-22-
dc.date.submitted2025-09-10-
dc.identifier.citationSERAFIM, Barbara Vitória Machado. Educação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a visão de licenciandos em Matemática sobre a inserção da Educação Financeira no Ensino Médio, integrando-a ao ensino da Matemática. Fundamenta-se em referenciais teóricos que destacam a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de competências críticas, técnicas e cidadãs, distinguindo-a da Matemática Financeira e ressaltando seus benefícios sociais e pedagógicos. A pesquisa, de abordagem qualitativo-quantitativa e caráter descritivo, utilizou um questionário estruturado aplicado a 22 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com análise por estatística descritiva. Os resultados revelam lacunas na formação inicial, especialmente quanto ao preparo para trabalhar o tema de forma crítica e interdisciplinar, bem como desafios como falta de recursos didáticos, carga horária insuficiente e baixa valorização institucional. Conclui-se que a efetiva implementação da Educação Financeira no Ensino Médio requer revisão curricular, investimento em formação docente e estratégias pedagógicas contextualizadas, capazes de articular conceitos matemáticos com reflexões sociais, éticas e culturais.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleEducação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5720083111380140pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the perspectives of undergraduate Mathematics students on the inclusion of Financial Education in secondary education, integrating it with mathematics teaching. It is based on theoretical frameworks that emphasize the importance of Financial Education for the development of critical, technical, and civic skills, distinguishing it from Financial Mathematics and highlighting its social and pedagogical benefits. The research, which uses a qualitative and quantitative approach and descriptive approach, used a structured questionnaire administered to 22 undergraduate Mathematics students, with analysis using descriptive statistics. The results reveal gaps in initial training, especially regarding preparation to work critically and interdisciplinarily with the topic, as well as challenges such as a lack of teaching resources, insufficient course load, and low institutional recognition. The conclusion is that the effective implementation of Financial Education in secondary education requires curricular revision, investment in teacher training, and contextualized pedagogical strategies capable of articulating mathematical concepts with social, ethical, and cultural reflections.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-9613-4437pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bárbara Vitória Machado Serafim.pdf945,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons