Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SERAFIM, Barbara Vitoria Machado | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-11T18:54:31Z | - |
dc.date.available | 2025-09-11T18:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-10 | - |
dc.identifier.citation | SERAFIM, Barbara Vitória Machado. Educação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a visão de licenciandos em Matemática sobre a inserção da Educação Financeira no Ensino Médio, integrando-a ao ensino da Matemática. Fundamenta-se em referenciais teóricos que destacam a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de competências críticas, técnicas e cidadãs, distinguindo-a da Matemática Financeira e ressaltando seus benefícios sociais e pedagógicos. A pesquisa, de abordagem qualitativo-quantitativa e caráter descritivo, utilizou um questionário estruturado aplicado a 22 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com análise por estatística descritiva. Os resultados revelam lacunas na formação inicial, especialmente quanto ao preparo para trabalhar o tema de forma crítica e interdisciplinar, bem como desafios como falta de recursos didáticos, carga horária insuficiente e baixa valorização institucional. Conclui-se que a efetiva implementação da Educação Financeira no Ensino Médio requer revisão curricular, investimento em formação docente e estratégias pedagógicas contextualizadas, capazes de articular conceitos matemáticos com reflexões sociais, éticas e culturais. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Educação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5720083111380140 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the perspectives of undergraduate Mathematics students on the inclusion of Financial Education in secondary education, integrating it with mathematics teaching. It is based on theoretical frameworks that emphasize the importance of Financial Education for the development of critical, technical, and civic skills, distinguishing it from Financial Mathematics and highlighting its social and pedagogical benefits. The research, which uses a qualitative and quantitative approach and descriptive approach, used a structured questionnaire administered to 22 undergraduate Mathematics students, with analysis using descriptive statistics. The results reveal gaps in initial training, especially regarding preparation to work critically and interdisciplinarily with the topic, as well as challenges such as a lack of teaching resources, insufficient course load, and low institutional recognition. The conclusion is that the effective implementation of Financial Education in secondary education requires curricular revision, investment in teacher training, and contextualized pedagogical strategies capable of articulating mathematical concepts with social, ethical, and cultural reflections. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-9613-4437 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bárbara Vitória Machado Serafim.pdf | 945,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons