Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879

Compartilhe esta página

Título: Educação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática.
Autor(es): SERAFIM, Barbara Vitoria Machado
Palavras-chave: Educação Financeira; Matemática Financeira; Formação de Professores
Data do documento: 22-Ago-2025
Citação: SERAFIM, Barbara Vitória Machado. Educação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho investiga a visão de licenciandos em Matemática sobre a inserção da Educação Financeira no Ensino Médio, integrando-a ao ensino da Matemática. Fundamenta-se em referenciais teóricos que destacam a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de competências críticas, técnicas e cidadãs, distinguindo-a da Matemática Financeira e ressaltando seus benefícios sociais e pedagógicos. A pesquisa, de abordagem qualitativo-quantitativa e caráter descritivo, utilizou um questionário estruturado aplicado a 22 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com análise por estatística descritiva. Os resultados revelam lacunas na formação inicial, especialmente quanto ao preparo para trabalhar o tema de forma crítica e interdisciplinar, bem como desafios como falta de recursos didáticos, carga horária insuficiente e baixa valorização institucional. Conclui-se que a efetiva implementação da Educação Financeira no Ensino Médio requer revisão curricular, investimento em formação docente e estratégias pedagógicas contextualizadas, capazes de articular conceitos matemáticos com reflexões sociais, éticas e culturais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bárbara Vitória Machado Serafim.pdf945,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons