Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879
Share on
Title: | Educação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática. |
Authors: | SERAFIM, Barbara Vitoria Machado |
Keywords: | Educação Financeira; Matemática Financeira; Formação de Professores |
Issue Date: | 22-Aug-2025 |
Citation: | SERAFIM, Barbara Vitória Machado. Educação financeira no ensino médio: perspectivas de licenciandos de Matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho investiga a visão de licenciandos em Matemática sobre a inserção da Educação Financeira no Ensino Médio, integrando-a ao ensino da Matemática. Fundamenta-se em referenciais teóricos que destacam a importância da Educação Financeira para o desenvolvimento de competências críticas, técnicas e cidadãs, distinguindo-a da Matemática Financeira e ressaltando seus benefícios sociais e pedagógicos. A pesquisa, de abordagem qualitativo-quantitativa e caráter descritivo, utilizou um questionário estruturado aplicado a 22 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com análise por estatística descritiva. Os resultados revelam lacunas na formação inicial, especialmente quanto ao preparo para trabalhar o tema de forma crítica e interdisciplinar, bem como desafios como falta de recursos didáticos, carga horária insuficiente e baixa valorização institucional. Conclui-se que a efetiva implementação da Educação Financeira no Ensino Médio requer revisão curricular, investimento em formação docente e estratégias pedagógicas contextualizadas, capazes de articular conceitos matemáticos com reflexões sociais, éticas e culturais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65879 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Bárbara Vitória Machado Serafim.pdf | 945,83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License