Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65926

Compartilhe esta página

Título: Modelagem computacional em python para minimização da perda de fusão no processo industrial de transformação do alumínio utilizando técnicas de Machine Learning
Autor(es): SILVA, Rayssa Cristina do Nascimento
Palavras-chave: Python; Machine Learning; Alumínio; Minimização; Escória
Data do documento: 5-Ago-2025
Citação: SILVA, Rayssa Cristina do Nascimento. Modelagem computacional em python para minimização da perda de fusão no processo industrial de transformação do alumínio utilizando técnicas de Machine Learning. 2025. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A perda de fusão, dada pela oxidação do alumínio e sua subsequente formação de escória durante o processo de fusão, representa um desafio relevante na indústria de alumínio, sobretudo em razão dos gastos econômicos e energéticos das perdas e do rendimento metálico. Com base nisso, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um programa computacional em Python, utilizando técnicas de Machine Learning, para analisar e prever a perda de fusão com base em dados operacionais industriais. A metodologia consistiu na coleta e tratamento de dados de diferentes carregamentos de fusão, aplicação de modelos estatísticos e preditivos (Regressão Linear, Random Forest, Gradient Boosting e Support Vector Regression), testados através do parâmetro R², para avaliar o impacto de variáveis como tempo e temperatura de carregamento e retirada da escória na perda de fusão e simulação de cenários de melhores condições de processo. O modelo Random Forest, selecionado por seu alto desempenho preditivo (R² > 0,9), demonstrou excelente capacidade de identificar interações complexas entre variáveis e apontar condições operacionais ideais. Os testes indicaram que os ajustes nas variáveis quando dado de maneira individual pode reduzir a perda de fusão em até 12%, enquanto a implementação combinada das recomendações geradas pelo sistema pode alcançar reduções superiores a 20%. Por fim, a integração entre ciência de dados com a engenharia química, por meio da modelagem computacional, mostrou-se como um elemento significativo para a otimização no processo de fusão, oferecendo uma ferramenta que pode ser bastante eficaz para redução de perdas metálicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65926
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rayssa Cristina do Nascimento Silva.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons