Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65950
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEMOS, Girleide Tôrres | - |
dc.contributor.author | COSTA, Edson Vasconcelos do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T22:03:19Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T22:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-09 | - |
dc.identifier.citation | Costa, Edson Vasconcelos do Carmo. RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDO(AS) DO CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Quimica Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65950 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos(as) licenciandos(as) do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE–CAA) sobre a importância das temáticas de gênero e sexualidade na formação docente. A temática de gênero e sexualidade traz consigo uma importância educacional que perpassa o âmbito escolar e acadêmico, trazendo para o âmbito social uma relação de respeito e de acolhimento e principalmente de conscientização para todos aqueles que fazem parte da sociedade como um todo.A pesquisa parte da compreensão de que a discussão destas temáticas são essenciais para a construção de uma prática pedagógica inclusiva, crítica e sensível à diversidade presente no ambiente escolar. A metodologia adotada para a pesquisa foi qualitativa, com a aplicação de questionários com os(as) licenciandos(as) do curso de Química-Licenciatura, contendo perguntas fechadas e abertas, analisadas por meio do referencial teórico. Os resultados evidenciam que, embora os(as) licenciandos(as) reconheçam a relevância da temática, a maioria dos(as) participantes afirmam não se sentir preparados(as) para lidar com essas questões em sala de aula, apontando a necessidade urgente de ampliar e aprofundar o debate no contexto formativo. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Relatos de experiência de licenciando(as) do curso de química-licenciatura sobre a importância da discussão de gênero e sexualidade para a formação de professores(as). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3939938941781273 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the perceptions of pre-service teachers in the Chemistry Licentiate Program at the Federal University of Pernambuco – Agreste Campus (UFPE–CAA) regarding the importance of gender and sexuality topics in teacher training. Gender and sexuality are educationally significant themes that extend beyond school and academic settings, contributing to a social environment based on respect, inclusion, and, above all, awareness for all members of society. The research is grounded in the understanding that addressing these topics is essential for building an inclusive, critical, and diversity-aware pedagogical practice within the school environment. A qualitative methodology was adopted, involving the application of questionnaires with both closed and open-ended questions to pre-service teachers in the Chemistry Licentiate Program, analyzed through a theoretical framework. The results show that although the students recognize the relevance of the topic, most of them report feeling unprepared to address these issues in the classroom, highlighting the urgent need to broaden and deepen the discussion within the context of teacher education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Edson Vasconcelos do Carmo da Costa.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons