Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65950
Comparte esta pagina
Título : | Relatos de experiência de licenciando(as) do curso de química-licenciatura sobre a importância da discussão de gênero e sexualidade para a formação de professores(as). |
Autor : | COSTA, Edson Vasconcelos do Carmo |
Palabras clave : | Gênero e sexualidade; Educação; Inclusão |
Fecha de publicación : | 21-ago-2025 |
Citación : | Costa, Edson Vasconcelos do Carmo. RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDO(AS) DO CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Quimica Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025 |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos(as) licenciandos(as) do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste (UFPE–CAA) sobre a importância das temáticas de gênero e sexualidade na formação docente. A temática de gênero e sexualidade traz consigo uma importância educacional que perpassa o âmbito escolar e acadêmico, trazendo para o âmbito social uma relação de respeito e de acolhimento e principalmente de conscientização para todos aqueles que fazem parte da sociedade como um todo.A pesquisa parte da compreensão de que a discussão destas temáticas são essenciais para a construção de uma prática pedagógica inclusiva, crítica e sensível à diversidade presente no ambiente escolar. A metodologia adotada para a pesquisa foi qualitativa, com a aplicação de questionários com os(as) licenciandos(as) do curso de Química-Licenciatura, contendo perguntas fechadas e abertas, analisadas por meio do referencial teórico. Os resultados evidenciam que, embora os(as) licenciandos(as) reconheçam a relevância da temática, a maioria dos(as) participantes afirmam não se sentir preparados(as) para lidar com essas questões em sala de aula, apontando a necessidade urgente de ampliar e aprofundar o debate no contexto formativo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65950 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Edson Vasconcelos do Carmo da Costa.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons