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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65990
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Título : | A educação Física Escolar como prática de inclusão e resistência em contextos de vulnerabilidade infantil: uma revisão crítica da literatura |
Autor : | PESSÔA, Juliana Guanabara Ferreira Farias |
Palabras clave : | Atividade Física; Inclusão Social; Cidadania; Desenvolvimento Infantil; Educação Física; Revisão de Literatura |
Fecha de publicación : | 8-ago-2025 |
Citación : | PESSÔA, Juliana Guanabara Ferreira Farias. A educação Física Escolar como prática de inclusão e resistência em contextos de vulnerabilidade infantil:: uma revisão crítica da literatura. 2025. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Departamento de Educação Fisica Def, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A atividade física desempenha um papel essencial no desenvolvimento de crianças em idade escolar, indo além da melhoria da saúde física e contribuindo para aspectos sociais e emocionais. Em contextos de vulnerabilidade social, a prática esportiva pode se tornar um instrumento valioso para a inclusão e a construção da cidadania, auxiliando na formação de valores como cooperação, empatia e respeito ao próximo. Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão crítica da literatura, como a atividade física escolar pode ser utilizada como ferramenta educacional para minimizar os efeitos da exclusão social em crianças em situação de vulnerabilidade social. O estudo utilizou uma análise de conteúdo de 10 estudos publicados entre 1991 e 2024, em espanhol, inglês e português brasileiro, selecionados nas bases Google Acadêmico, SciELO e BVS, com foco em temas como vulnerabilidade social, inclusão e desenvolvimento infantil na Educação Física escolar. Os resultados organizados em três eixos — desenvolvimento infantil, corpo e movimento como linguagem; vulnerabilidade social e o papel da Educação Física na construção do pertencimento e da dignidade; e, desigualdade social, cultura corporal e desafios à prática pedagógica— mostram que a atividade corporal, quando planejada de forma crítica e sensível, favorece autoestima, pertencimento e cidadania, além de reconstruir a dignidade de crianças historicamente silenciadas. Apesar da heterogeneidade metodológica dos estudos e da ausência da escuta direta das crianças limitarem a compreensão plena dessas vivências, conclui-se que a Educação Física escolar é prática humanizadora e política, sendo necessário que pesquisas futuras invistam em metodologias participativas e na formação docente para ampliar estratégias inclusivas e fortalecer a escuta infantil nos contextos de vulnerabilidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65990 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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