Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66007
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Maria José de Filgueiras | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Rafael de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T13:49:39Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17T13:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-16 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rafael de Barros. Elaboração de roteiros de experimentos de química analítica voltados para a seletiva internacional das olimpíadas de química. 2025. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Bacharelado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66007 | - |
dc.description.abstract | As competições internacionais de química, como a Olimpíada Internacional de Química (IChO), a Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ) e a Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev (IMChO), exigem dos participantes um alto nível de conhecimento teórico e experimental. Em Pernambuco, a baixa taxa de sucesso dos estudantes nessas competições revela a necessidade de uma melhor preparação, principalmente na área de química experimental. Diante desse cenário, esta monografia tem como objetivo desenvolver um material didático inédito que auxilie na preparação dos alunos para essas competições. O estudo aborda os desafios enfrentados no ensino de química e os fatores que dificultam o uso da prática laboratorial, destacando-se a carência de laboratórios nas escolas de ensino médio, assim como recursos para aquisição de reagentes, equipamentos e vidrarias, além de técnicos especializados. Para superar essas limitações e melhorar a preparação para as olimpíadas internacionais de química, foi realizada uma seleção de conteúdos presentes nas provas experimentais dessas competições dos últimos dez anos, identificando-se a química analítica como um dos temas que mais aparecem nas questões, considerado um dos temas de grande relevância nessas provas. Com base nessa análise, foram selecionados seis temas e elaborados para cada um, roteiros experimentais detalhados, incluindo instruções, materiais necessários, metodologias e discussões teóricas para melhor compreensão dos fenômenos e assim facilitar a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, a abordagem experimental proposta visa proporcionar uma preparação mais completa para as competições internacionais de química, incentivando os alunos a se familiarizarem com técnicas laboratoriais e aprimorarem suas habilidades práticas. Além de contribuir para um melhor desempenho nas competições, essa iniciativa busca despertar maior interesse pela ciência e fortalecer a formação acadêmica dos estudantes. Como perspectivas futuras, pretende-se expandir os tópicos abordados e aperfeiçoar os protocolos experimentais por meio de testes em ambientes laboratoriais, aprimorando, assim, a qualidade do ensino de química no contexto olímpico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Olimpíadas de química | pt_BR |
dc.subject | Roteiros experimentais | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Química analítica | pt_BR |
dc.title | Elaboração de roteiros de experimentos de química analítica voltados para a seletiva internacional das olimpíadas de química | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0060810526769648 | pt_BR |
dc.description.abstractx | International chemistry competitions, such as the International Chemistry Olympiad (IChO), the Ibero-American Chemistry Olympiad (OIAQ), and the Mendeleev Chemistry Olympiad (IMChO), require participants to have a high level of both theoretical and experimental knowledge. In Pernambuco, the low success rate of students in these competitions highlights the need for better preparation, especially in the area of experimental chemistry. In light of this scenario, this monograph aims to develop an original didactic material to support students' preparation for these competitions. The study addresses the challenges faced in chemistry education and the factors that hinder the use of laboratory practice, particularly the lack of laboratories in high schools, as well as limited resources for acquiring reagents, equipment, glassware, and specialized technicians. To overcome these limitations and enhance preparation for international chemistry olympiads, an analysis was conducted of the experimental exam contents from these competitions over the past ten years, identifying analytical chemistry as one of the most frequently appearing and highly relevant topics. Based on this analysis, six topics were selected, and for each, detailed experimental protocols were developed, including instructions, required materials, methodologies, and theoretical discussions to enhance students9 understanding of the phenomena and facilitate their learning. In this regard, the proposed experimental approach aims to provide more comprehensive preparation for international chemistry competitions, encouraging students to become familiar with laboratory techniques and improve their practical skills. In addition to contributing to better performance in the competitions, this initiative seeks to spark greater interest in science and strengthen students9 academic development. Looking ahead, the intention is to expand the range of topics covered and improve the experimental protocols through testing in laboratory settings, thereby enhancing the quality of chemistry education within the olympiad context. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamental | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCEN-Curso de Química (Bacharelado e Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rafael de Barros Souza.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons