Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66007
Compartilhe esta página
Título: | Elaboração de roteiros de experimentos de química analítica voltados para a seletiva internacional das olimpíadas de química |
Autor(es): | SOUZA, Rafael de Barros |
Palavras-chave: | Ensino de química; Olimpíadas de química; Roteiros experimentais; Material didático; Química analítica |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Citação: | SOUZA, Rafael de Barros. Elaboração de roteiros de experimentos de química analítica voltados para a seletiva internacional das olimpíadas de química. 2025. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Bacharelado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | As competições internacionais de química, como a Olimpíada Internacional de Química (IChO), a Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ) e a Olimpíada Internacional de Química de Mendeleev (IMChO), exigem dos participantes um alto nível de conhecimento teórico e experimental. Em Pernambuco, a baixa taxa de sucesso dos estudantes nessas competições revela a necessidade de uma melhor preparação, principalmente na área de química experimental. Diante desse cenário, esta monografia tem como objetivo desenvolver um material didático inédito que auxilie na preparação dos alunos para essas competições. O estudo aborda os desafios enfrentados no ensino de química e os fatores que dificultam o uso da prática laboratorial, destacando-se a carência de laboratórios nas escolas de ensino médio, assim como recursos para aquisição de reagentes, equipamentos e vidrarias, além de técnicos especializados. Para superar essas limitações e melhorar a preparação para as olimpíadas internacionais de química, foi realizada uma seleção de conteúdos presentes nas provas experimentais dessas competições dos últimos dez anos, identificando-se a química analítica como um dos temas que mais aparecem nas questões, considerado um dos temas de grande relevância nessas provas. Com base nessa análise, foram selecionados seis temas e elaborados para cada um, roteiros experimentais detalhados, incluindo instruções, materiais necessários, metodologias e discussões teóricas para melhor compreensão dos fenômenos e assim facilitar a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, a abordagem experimental proposta visa proporcionar uma preparação mais completa para as competições internacionais de química, incentivando os alunos a se familiarizarem com técnicas laboratoriais e aprimorarem suas habilidades práticas. Além de contribuir para um melhor desempenho nas competições, essa iniciativa busca despertar maior interesse pela ciência e fortalecer a formação acadêmica dos estudantes. Como perspectivas futuras, pretende-se expandir os tópicos abordados e aperfeiçoar os protocolos experimentais por meio de testes em ambientes laboratoriais, aprimorando, assim, a qualidade do ensino de química no contexto olímpico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66007 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Química (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rafael de Barros Souza.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons