Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66366

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorABAGARO, Camila Pereira-
dc.contributor.authorDAMASCENO, Yuri Henrique Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-10-03T14:21:37Z-
dc.date.available2025-10-03T14:21:37Z-
dc.date.issued2025-01-31-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Yuri Henrique Rodrigues. Construindo sentidos sobre HIV/AIDS e saúde através do cinema brasileiro: "infecções em ficções". 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66366-
dc.description.abstractAs transformações científicas e políticas nas últimas décadas levaram o HIV/AIDS a um cenário diferente do seu surgimento no início dos anos de 1980 no Brasil. De uma infecção desconhecida e incontrolável, que resultou em numerosas mortes, o fenômeno hoje tem uma resposta efetiva por meio das tecnologias biomédicas e uma extensa mobilização social, permitindo não apenas a manutenção da vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVAH), mas a prevenção de toda uma sociedade. Essas mudanças conferem ao fenômeno a condição de “dispositivo”, onde a questão não se encerra no componente biológico, pois se criam formas de vida e maneiras de se falar, reproduzir e lidar com o HIV/AIDS, em que se operam saberes e relações de poder. Tais manifestações são traduzidas na linguagem e na cultura de diversas maneiras e com diferentes propósitos, a partir de artifícios como a imagem e o som, seja para contar histórias envolventes, elaborar os acontecimentos, informar o público, reforçar narrativas hegemônicas ou mesmo subvertê-las. A arte cinematográfica é uma das expressões onde as histórias sobre o HIV/AIDS circulam e impactam o espectador, corroborando em representações sobre a saúde e a doença. Desse modo, o presente estudo, no campo das ciências sociais e humanas em saúde, teve por objetivo a aproximação com uma ficção do audiovisual brasileiro para a prática de construção de sentidos acerca do HIV/AIDS e da saúde. O filme escolhido foi Os primeiros soldados (2021), cuja narrativa trata da chegada do HIV/AIDS na cidade de Vitória, no Espírito Santo, afetando a vida de três personagens, que agenciam a situação frente ao desconhecido. A partir da análise do enredo, foi possível identificar as representações do HIV/AIDS no filme, que ambienta o cenário de surgimento da epidemia nos anos de 1980, possibilitando contrastes com a realidade contemporânea. O filme aborda ainda a coexistência entre as vivências de estigma e as práticas de resistência e solidariedade, fenômenos que compõem concomitantemente a trajetória do HIV/AIDS e das populações vulneráveis de maneira geral. O uso e atributo das imagens no contexto de divulgação dos fenômenos relacionados à ciência e saúde é outro ponto enfatizado na obra fílmica, que ressalta a comunicação audiovisual como estratégica e aliada. Por fim, os resultados apontam uma obra com foco nos processos psicossociais, como os fatores emocionais e relacionais, mobilizados diretamente pela vivência de adoecimento dos personagens. A aproximação desse estudo no campo da saúde soletiva com as práticas culturais chama atenção de outros possíveis caminhos e respostas que ampliam o conhecimento sobre o HIV/AIDS e os cuidados em saúde, superando o paradigma biomédico e complementando o saber científico, bem como instiga para outras formas de se falar desses fenômenos na produção artística e cultural do cotidiano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectAIDSpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.titleConstruindo sentidos sobre HIV/AIDS e saúde através do cinema brasileiro : "infecções em ficções"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Keila Silene de Brito e-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6837052233835407pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1785334909529944pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude Coletivapt_BR
dc.description.abstractxScientific and political transformations in recent decades have led HIV/AIDS to a different scenario from its emergence in the early 1980s in Brazil. From an unknown and uncontrollable infection that resulted in numerous deaths, the phenomenon today has an effective response through biomedical technologies and extensive social mobilization, enabling not only the maintenance of life for people living with HIV/AIDS (PLWHA), but also the prevention of infection across society. These changes confer upon the phenomenon the condition of a “dispositive,” in which the issue is not limited to the biological component, as new ways of living and speaking, reproducing, and dealing with HIV/AIDS are created, shaped by specific knowledge and power relations. Such manifestations are translated into language and culture in various ways and for different purposes, through devices such as image and sound—whether to tell engaging stories, elaborate on events, inform the public, reinforce hegemonic narratives, or even subvert them. Cinematic art is one of the forms through which stories about HIV/AIDS circulate and impact the viewer, contributing to representations of health and illness. Thus, this study, in the field of social and human sciences in health, aimed to explore a piece of Brazilian audiovisual fiction as a practice for constructing meanings around HIV/AIDS and health. The chosen film was Os primeiros soldados (The First Soldiers, 2021), whose narrative portrays the arrival of HIV/AIDS in the city of Vitória, in the state of Espírito Santo, affecting the lives of three characters who manage the situation in the face of the unknown. Through the analysis of the plot, it was possible to identify representations of HIV/AIDS in the film, which sets the scene during the emergence of the epidemic in the 1980s, allowing for contrasts with contemporary realities. The film also addresses the coexistence of experiences of stigma and practices of resistance and solidarity—phenomena that simultaneously shape the trajectory of HIV/AIDS and that of vulnerable populations more broadly. The use and role of images in disseminating phenomena related to science and health is another key aspect emphasized in the film, which highlights audiovisual communication as both a strategic and allied tool. Finally, the results point to a work focused on psychosocial processes, such as the emotional and relational factors directly mobilized by the characters' experience of illness. This study's approach, situated in collective health and intersecting with cultural practices, points to other possible pathways and responses that expand knowledge on HIV/AIDS and health care, going beyond the biomedical paradigm and complementing scientific understanding, as well as encouraging new ways of discussing these phenomena in everyday artistic and cultural production.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4865205841644636pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Yuri Henrique Rodrigues Damasceno.pdf12,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons