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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66366

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Título: Construindo sentidos sobre HIV/AIDS e saúde através do cinema brasileiro : "infecções em ficções"
Autor(es): DAMASCENO, Yuri Henrique Rodrigues
Palavras-chave: HIV; AIDS; Cinema; Saúde Coletiva
Data do documento: 31-Jan-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DAMASCENO, Yuri Henrique Rodrigues. Construindo sentidos sobre HIV/AIDS e saúde através do cinema brasileiro: "infecções em ficções". 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: As transformações científicas e políticas nas últimas décadas levaram o HIV/AIDS a um cenário diferente do seu surgimento no início dos anos de 1980 no Brasil. De uma infecção desconhecida e incontrolável, que resultou em numerosas mortes, o fenômeno hoje tem uma resposta efetiva por meio das tecnologias biomédicas e uma extensa mobilização social, permitindo não apenas a manutenção da vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVAH), mas a prevenção de toda uma sociedade. Essas mudanças conferem ao fenômeno a condição de “dispositivo”, onde a questão não se encerra no componente biológico, pois se criam formas de vida e maneiras de se falar, reproduzir e lidar com o HIV/AIDS, em que se operam saberes e relações de poder. Tais manifestações são traduzidas na linguagem e na cultura de diversas maneiras e com diferentes propósitos, a partir de artifícios como a imagem e o som, seja para contar histórias envolventes, elaborar os acontecimentos, informar o público, reforçar narrativas hegemônicas ou mesmo subvertê-las. A arte cinematográfica é uma das expressões onde as histórias sobre o HIV/AIDS circulam e impactam o espectador, corroborando em representações sobre a saúde e a doença. Desse modo, o presente estudo, no campo das ciências sociais e humanas em saúde, teve por objetivo a aproximação com uma ficção do audiovisual brasileiro para a prática de construção de sentidos acerca do HIV/AIDS e da saúde. O filme escolhido foi Os primeiros soldados (2021), cuja narrativa trata da chegada do HIV/AIDS na cidade de Vitória, no Espírito Santo, afetando a vida de três personagens, que agenciam a situação frente ao desconhecido. A partir da análise do enredo, foi possível identificar as representações do HIV/AIDS no filme, que ambienta o cenário de surgimento da epidemia nos anos de 1980, possibilitando contrastes com a realidade contemporânea. O filme aborda ainda a coexistência entre as vivências de estigma e as práticas de resistência e solidariedade, fenômenos que compõem concomitantemente a trajetória do HIV/AIDS e das populações vulneráveis de maneira geral. O uso e atributo das imagens no contexto de divulgação dos fenômenos relacionados à ciência e saúde é outro ponto enfatizado na obra fílmica, que ressalta a comunicação audiovisual como estratégica e aliada. Por fim, os resultados apontam uma obra com foco nos processos psicossociais, como os fatores emocionais e relacionais, mobilizados diretamente pela vivência de adoecimento dos personagens. A aproximação desse estudo no campo da saúde soletiva com as práticas culturais chama atenção de outros possíveis caminhos e respostas que ampliam o conhecimento sobre o HIV/AIDS e os cuidados em saúde, superando o paradigma biomédico e complementando o saber científico, bem como instiga para outras formas de se falar desses fenômenos na produção artística e cultural do cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66366
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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