Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66437

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorLUCENA, Kátia Santiago Ventura-
dc.date.accessioned2025-10-09T11:32:15Z-
dc.date.available2025-10-09T11:32:15Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationLUCENA, Katia Santiago Ventura. Fatores determinantes para adoção de Dados Governamentais Abertos em Universidades Federais brasileiras: uma abordagem sob a perspectiva dos responsáveis institucionais pela disponibilização. 2025. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66437-
dc.description.abstractA adoção de políticas públicas de transparência ativa, a exemplo dos Dados Governamentais Abertos (DGA), tem se consolidado como temática estratégica no campo da Ciência da Informação, especialmente diante da crescente demanda por governança baseada em dados e accountability institucional. Não obstante sua relevância, persistem lacunas na produção científica nacional no que se refere à investigação empírica dos fatores que influenciam a adoção dos DGA, particularmente sob a ótica dos agentes institucionais responsáveis por sua implementação. Neste contexto, a presente tese teve como objetivo central investigar os fatores determinantes para a adoção dos DGA em universidades federais brasileiras, a partir das percepções dos servidores responsáveis por operacionalizar tal política. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista e triangulada, composta por: (i) revisão sistemática da literatura nacional e internacional; (ii) análise documental dos Planos de Dados Abertos (PDAs) das universidades federais brasileiras; e (iii) desenvolvimento e aplicação de um modelo teórico sustentado no arcabouço do UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology), adaptado ao contexto das instituições públicas de ensino superior. O instrumento de coleta de dados foi submetido a processo de validação, incluindo pré-teste, análise fatorial exploratória (AFE) e verificação da consistência interna por meio do alfa de Cronbach. A AFE revelou uma estrutura fatorial composta por quatro dimensões latentes, quais sejam: Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Facilidade Percebida e Capacitação e Suporte Institucional, reunindo 16 itens com índices de confiabilidade considerados satisfatórios (alfa de Cronbach geral = 0,861). A análise dos dados empíricos, coletados junto a 43 respondentes de diferentes universidades federais, evidenciou que as dimensões de Facilidade Percebida e de Capacitação e Suporte Institucional foram as que apresentaram maior associação com a adoção dos DGA, superando inclusive os construtos tradicionalmente indicados pela literatura internacional, como Expectativa de Desempenho e Influência Social. Tais achados indicam que os aspectos operacionais e institucionais exercem papel central na efetivação dessa política, especialmente no que se refere à simplificação de processos, ao investimento em infraestrutura tecnológica e à formação contínua dos agentes envolvidos. A pesquisa cumpre o objetivo de fornecer uma contribuição teórica e metodológica ao campo dos estudos sobre dados abertos e transparência institucional, além de propor um instrumento para futuras investigações sobre o tema. Espera-se que os achados contribuam para o fortalecimento das estratégias de transparência nas universidades e para o avanço da governança pública baseada em dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDados Governamentais Abertospt_BR
dc.subjectUTAUTpt_BR
dc.subjectTransparência Públicapt_BR
dc.subjectGoverno Abertopt_BR
dc.subjectUniversidades Federaispt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.titleFatores determinantes para adoção de Dados Governamentais Abertos em Universidades Federais brasileiras: uma abordagem sob a perspectiva dos responsáveis institucionais pela disponibilizaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5070308140879765pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe adoption of public policies promoting proactive transparency, such as Open Government Data (OGD), has become a strategic theme in the field of Information Science, especially in light of the growing demand for data-driven governance and institutional accountability. Despite its relevance, there are still gaps in the national scientific literature regarding empirical investigations into the factors that influence the adoption of OGD, particularly from the perspective of the institutional agents responsible for its implementation. In this context, the present thesis aimed to investigate the key factors influencing the adoption of OGD in Brazilian federal universities, based on the perceptions of the civil servants responsible for operationalizing this policy. The research employed a mixed and triangulated methodological approach, composed of: (i) a systematic review of national and international literature; (ii) a documentary analysis of the Open Data Plans (ODPs) of Brazilian federal universities; and (iii) the development and application of a theoretical model grounded in the UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology) framework, adapted to the context of public higher education institutions. The data collection instrument underwent a validation process, including a pre-test, exploratory factor analysis (EFA), and verification of internal consistency using Cronbach’s alpha. The EFA revealed a factor structure consisting of four latent dimensions: Performance Expectancy, Effort Expectancy, Perceived Ease, and Institutional Support and Capacity, encompassing 16 items with satisfactory reliability indices (overall Cronbach’s alpha = 0.861). The analysis of empirical data collected from 43 respondents across different federal universities revealed that the dimensions of Perceived Ease and Institutional Support and Capacity were most strongly associated with the adoption of OGD, surpassing even constructs traditionally highlighted in the international literature, such as Performance Expectancy and Social Influence. These findings suggest that operational and institutional aspects play a central role in the implementation of this policy, particularly regarding process simplification, investment in technological infrastructure, and continuous training of the involved agents. This research fulfills the objective of offering theoretical and methodological contributions to the field of open data and institutional transparency studies, while also proposing an instrument for future investigations on the topic. It is hoped that the findings will support the strengthening of transparency strategies within universities and contribute to the advancement of data-driven public governance.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Katia Santiago Ventura Lucena.pdf9,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons