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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66437
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Título: | Fatores determinantes para adoção de Dados Governamentais Abertos em Universidades Federais brasileiras: uma abordagem sob a perspectiva dos responsáveis institucionais pela disponibilização |
Autor(es): | LUCENA, Kátia Santiago Ventura |
Palavras-chave: | Dados Governamentais Abertos; UTAUT; Transparência Pública; Governo Aberto; Universidades Federais; Ciência da Informação |
Data do documento: | 29-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LUCENA, Katia Santiago Ventura. Fatores determinantes para adoção de Dados Governamentais Abertos em Universidades Federais brasileiras: uma abordagem sob a perspectiva dos responsáveis institucionais pela disponibilização. 2025. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A adoção de políticas públicas de transparência ativa, a exemplo dos Dados Governamentais Abertos (DGA), tem se consolidado como temática estratégica no campo da Ciência da Informação, especialmente diante da crescente demanda por governança baseada em dados e accountability institucional. Não obstante sua relevância, persistem lacunas na produção científica nacional no que se refere à investigação empírica dos fatores que influenciam a adoção dos DGA, particularmente sob a ótica dos agentes institucionais responsáveis por sua implementação. Neste contexto, a presente tese teve como objetivo central investigar os fatores determinantes para a adoção dos DGA em universidades federais brasileiras, a partir das percepções dos servidores responsáveis por operacionalizar tal política. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista e triangulada, composta por: (i) revisão sistemática da literatura nacional e internacional; (ii) análise documental dos Planos de Dados Abertos (PDAs) das universidades federais brasileiras; e (iii) desenvolvimento e aplicação de um modelo teórico sustentado no arcabouço do UTAUT (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology), adaptado ao contexto das instituições públicas de ensino superior. O instrumento de coleta de dados foi submetido a processo de validação, incluindo pré-teste, análise fatorial exploratória (AFE) e verificação da consistência interna por meio do alfa de Cronbach. A AFE revelou uma estrutura fatorial composta por quatro dimensões latentes, quais sejam: Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Facilidade Percebida e Capacitação e Suporte Institucional, reunindo 16 itens com índices de confiabilidade considerados satisfatórios (alfa de Cronbach geral = 0,861). A análise dos dados empíricos, coletados junto a 43 respondentes de diferentes universidades federais, evidenciou que as dimensões de Facilidade Percebida e de Capacitação e Suporte Institucional foram as que apresentaram maior associação com a adoção dos DGA, superando inclusive os construtos tradicionalmente indicados pela literatura internacional, como Expectativa de Desempenho e Influência Social. Tais achados indicam que os aspectos operacionais e institucionais exercem papel central na efetivação dessa política, especialmente no que se refere à simplificação de processos, ao investimento em infraestrutura tecnológica e à formação contínua dos agentes envolvidos. A pesquisa cumpre o objetivo de fornecer uma contribuição teórica e metodológica ao campo dos estudos sobre dados abertos e transparência institucional, além de propor um instrumento para futuras investigações sobre o tema. Espera-se que os achados contribuam para o fortalecimento das estratégias de transparência nas universidades e para o avanço da governança pública baseada em dados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66437 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Informação |
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