Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66493

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorJUVINO, Jamyla Alatan da Silva-
dc.date.accessioned2025-10-13T13:20:42Z-
dc.date.available2025-10-13T13:20:42Z-
dc.date.issued2025-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66493-
dc.description.abstractEsta dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado vinculada à Linha de Ensino, Docência e Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Este estudo versa sobre a possibilidade de existência de uma prática docente específica e diferenciada, por parte de professores/as camponês que tiveram acesso a estudos que tratam sobre Educação do Campo, ao participarem do programa Escola da Terra. Nesta pesquisa, elencamos como questão/problema: Como a formação continuada oferecida pelo Programa Escola da Terra contribui para a prática docente nas escolas do/no campo? No intuito de responder ao problema de pesquisa, construímos o seguinte objetivo geral: Compreender como a formação continuada oferecida pelo Programa Escola da Terra influencia a prática docente nas escolas do/no campo. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) Identificar a percepção das/os professoras/es sobre os impactos e influências da formação continuada e suas práticas; b) Caracterizar de que forma as/os professoras/es relacionam os conhecimentos adquiridos na formação com suas práticas pedagógicas; c) Analisar os desafios enfrentados pelas/os docentes na implementação dos conhecimentos adquiridos por meio da formação vivenciada no Programa Escola da Terra. Adotamos como abordagem teórica os Estudos Pós-Coloniais, que se constituem enquanto opção político- epistemológica, a partir do diálogo dos autores/as: Grosfoguel (2007); Mignolo (2007, 2008); Quental (2012); Quijano (2005); Walsh (2008, 2013), dentre outros, que nos possibilitam refletir e problematizar o processo de silenciamento dos povos da América. Adotamos como procedimentos teórico- metodológico a Análise de Conteúdo via Análise Temática de: Bardin (2011) e Vala (1990). As análises mostraram que, apesar das limitações impostas pela colonialidade, que se manifestam na desvalorização dos saberes locais, na imposição de modelos urbanos e homogêneos e na negação das identidades e epistemologias próprias das comunidades camponesas. Assim, a escola do campo pode transforma-se em um espaço de resistência, de diálogo e de uma pedagogia decolonial que valoriza o os sujeitos do campo enquanto protagonistas de sua história.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectPrática Docente do Campopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleFormação continuada de professoras/es e prática docente em Educação do Campopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5312688010672959pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is the result of Master's research linked to the Teaching, Teaching, and Learning Line of the Graduate Program in Contemporary Education, of the Agreste Academic Center (CAA), of the Federal University of Pernambuco (UFPE). This study addresses the possibility of a specific and differentiated teaching practice on the part of rural teachers who had access to studies on Rural Education through participating in the Escola da Terra program. In this research, we identify the following question/problem: How does the continuing education offered by the Escola da Terra Program contribute to teaching practice in rural schools? To answer the research problem, we established the following general objective: To understand how the continuing education offered by the Escola da Terra Program influences teaching practice in rural schools. The specific objectives of this research are: a) To identify teachers' perceptions of the impacts and influences of continuing education and its practices; b) Characterize how teachers relate the knowledge acquired in training to their pedagogical practices; c) Analyze the challenges faced by teachers in implementing the knowledge acquired through the training experienced in the Escola da Terra Program. We adopted Postcolonial Studies as a theoretical approach, which constitutes a political-epistemological option, based on the dialogue of the authors: Grosfoguel (2007); Mignolo (2007, 2008); Quental (2012); Quijano (2005); Walsh (2008, 2013), among others, which allow us to reflect and problematize the process of silencing the peoples of the Americas. We adopted as theoretical-methodological procedures Content Analysis via Thematic Analysis of: Bardin (2011) and Vala (1990). The analyses showed that, despite the limitations imposed by coloniality, which manifest themselves in the devaluation of local knowledge, the imposition of homogeneous urban models, and the denial of the identities and epistemologies of peasant communities, rural schools can thus become spaces of resistance, dialogue, and a decolonial pedagogy that values rural individuals as protagonists of their own history.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jamyla Alatan da Silva Juvino.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons