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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66493
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Título : | Formação continuada de professoras/es e prática docente em Educação do Campo |
Autor : | JUVINO, Jamyla Alatan da Silva |
Palabras clave : | Educação do Campo; Prática Docente do Campo; Formação continuada |
Fecha de publicación : | 29-ago-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Esta dissertação é fruto da pesquisa de Mestrado vinculada à Linha de Ensino, Docência e Aprendizagem do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Este estudo versa sobre a possibilidade de existência de uma prática docente específica e diferenciada, por parte de professores/as camponês que tiveram acesso a estudos que tratam sobre Educação do Campo, ao participarem do programa Escola da Terra. Nesta pesquisa, elencamos como questão/problema: Como a formação continuada oferecida pelo Programa Escola da Terra contribui para a prática docente nas escolas do/no campo? No intuito de responder ao problema de pesquisa, construímos o seguinte objetivo geral: Compreender como a formação continuada oferecida pelo Programa Escola da Terra influencia a prática docente nas escolas do/no campo. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) Identificar a percepção das/os professoras/es sobre os impactos e influências da formação continuada e suas práticas; b) Caracterizar de que forma as/os professoras/es relacionam os conhecimentos adquiridos na formação com suas práticas pedagógicas; c) Analisar os desafios enfrentados pelas/os docentes na implementação dos conhecimentos adquiridos por meio da formação vivenciada no Programa Escola da Terra. Adotamos como abordagem teórica os Estudos Pós-Coloniais, que se constituem enquanto opção político- epistemológica, a partir do diálogo dos autores/as: Grosfoguel (2007); Mignolo (2007, 2008); Quental (2012); Quijano (2005); Walsh (2008, 2013), dentre outros, que nos possibilitam refletir e problematizar o processo de silenciamento dos povos da América. Adotamos como procedimentos teórico- metodológico a Análise de Conteúdo via Análise Temática de: Bardin (2011) e Vala (1990). As análises mostraram que, apesar das limitações impostas pela colonialidade, que se manifestam na desvalorização dos saberes locais, na imposição de modelos urbanos e homogêneos e na negação das identidades e epistemologias próprias das comunidades camponesas. Assim, a escola do campo pode transforma-se em um espaço de resistência, de diálogo e de uma pedagogia decolonial que valoriza o os sujeitos do campo enquanto protagonistas de sua história. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66493 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA |
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