Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66643
Share on
Title: | O projeto “Cultura na escola” e as possíveis vivências ou não de um currículo (de)colonial. |
Authors: | OLIVEIRA, Joatan Silva de |
Keywords: | Decolonialidade; Cultura Popular; Memória (de)colonial; Currículo local; Cultura Popular |
Issue Date: | 1-Aug-2025 |
Citation: | OLIVEIRA, joatan Silva de. O projeto “Cultura na escola” e as possíveis vivências ou não de um currículo (de)colonial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa a influência do Projeto “Cultura na Escola” na produção da memória (de)colonial e no fortalecimento do pertencimento à cultura local nos currículos escolares do município de Bezerros, Pernambuco. A pesquisa parte da compreensão de que a cultura popular, historicamente silenciada e marginalizada pelo colonialismo, encontra na decolonialidade um caminho para questionar e desconstruir as narrativas dominantes que ainda permeiam os espaços escolares. O estudo busca identificar a presença do projeto nos documentos curriculares, compreender a percepção do idealizador e dos artistas populares locais, e avaliar em que medida o projeto contribui para a vivência de um currículo (de)colonial. Para isso, fundamenta-se nos Estudos Pós-Coloniais Latino- Americanos e nas discussões sobre cultura popular e currículo escolar. Os resultados apontam para a importância do projeto na valorização das identidades e saberes periféricos, reforçando a necessidade de uma educação que dialogue com a memória e as tradições locais, rompendo com padrões coloniais ainda presentes na escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66643 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Joatan Silva de Oliveira PEDAGOGIA.pdf | 574,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License