Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66643

Comparte esta pagina

Título : O projeto “Cultura na escola” e as possíveis vivências ou não de um currículo (de)colonial.
Autor : OLIVEIRA, Joatan Silva de
Palabras clave : Decolonialidade; Cultura Popular; Memória (de)colonial; Currículo local; Cultura Popular
Fecha de publicación : 1-ago-2025
Citación : OLIVEIRA, joatan Silva de. O projeto “Cultura na escola” e as possíveis vivências ou não de um currículo (de)colonial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa a influência do Projeto “Cultura na Escola” na produção da memória (de)colonial e no fortalecimento do pertencimento à cultura local nos currículos escolares do município de Bezerros, Pernambuco. A pesquisa parte da compreensão de que a cultura popular, historicamente silenciada e marginalizada pelo colonialismo, encontra na decolonialidade um caminho para questionar e desconstruir as narrativas dominantes que ainda permeiam os espaços escolares. O estudo busca identificar a presença do projeto nos documentos curriculares, compreender a percepção do idealizador e dos artistas populares locais, e avaliar em que medida o projeto contribui para a vivência de um currículo (de)colonial. Para isso, fundamenta-se nos Estudos Pós-Coloniais Latino- Americanos e nas discussões sobre cultura popular e currículo escolar. Os resultados apontam para a importância do projeto na valorização das identidades e saberes periféricos, reforçando a necessidade de uma educação que dialogue com a memória e as tradições locais, rompendo com padrões coloniais ainda presentes na escola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66643
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Joatan Silva de Oliveira PEDAGOGIA.pdf574,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons