Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66768

Compartilhe esta página

Título: Uma Proposta para o Ensino de Conceitos Astronômicos Através da Aprendizagem Baseada em Problemas
Autor(es): SANTOS, Milton da Silva
Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas; Astronomia; concepções alternativas sobre Astronomia; ensino de astronomia; mapas conceituais
Data do documento: 4-Jun-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Milton da Silva. Uma Proposta para o Ensino de Conceitos Astronômicos Através da Aprendizagem Baseada em Problemas. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A Astronomia é um campo vasto e interdisciplinar, essencial no ensino de ciências devido à sua capacidade de despertar a curiosidade e de conectar os alunos a fenômenos naturais observáveis. No entanto, constantemente o seu ensino ocorre por meio do método tradicional, usando representações dos astros através de imagens e textos simplificados e distantes da observação do céu no cotidiano dos alunos, o que pode provocar dificuldades conceituais. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo investigar as possíveis contribuições da aprendizagem baseada em problemas (ABP) para a compreensão dos conceitos de estrelas, planetas e satélites naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos a partir de mapas conceituais, áudio gravações e questionário. A metodologia da ABP foi pautada nas sete etapas da Maastricht University, envolvendo 10 alunos do ensino fundamental II, pertencentes as turmas do 6º, 7º e 8º ano. Os resultados indicam que a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos de estrelas, planetas e satélites naturais pelos alunos do ensino fundamental II. Os mapas conceituais elaborados após a intervenção apresentaram avanços notáveis, com destaque para a diferenciação clara entre os corpos celestes, melhor organização hierárquica e uso mais preciso de palavras de ligação. As atividades práticas, como a observação do céu noturno despertaram grande interesse, possibilitando conexões entre teoria e realidade. As apresentações dos grupos por meio de maquetes, slides e jogos (como o RPG), demonstraram apropriação dos conceitos astronômicos, superação de concepções alternativas e o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, trabalho em equipe e autonomia investigativa. Diante dos dados analisados, conclui-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas promoveu o protagonismo estudantil, estimulando a curiosidade, a pesquisa autônoma e o trabalho colaborativo. Ao envolver os alunos na resolução de problemas reais e significativos, a ABP favoreceu a construção de conhecimentos mais sólidos e conectados à realidade dos estudantes. Além disso, proporcionou um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e reflexivo, no qual os alunos puderam confrontar e superar concepções alternativas, demonstrando avanços conceituais e maior clareza na diferenciação e caracterização dos corpos celestes. Assim, a ABP mostrou-se uma abordagem com ganhos expressivos para o ensino de Astronomia no contexto do ensino fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66768
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Milton da Silva Santos.pdf3.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons